CONVERSA POLÍTICA
Decreto estabelece cronograma para entrega de novos ônibus em JP; confira
O decreto, publicado pelo prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, estabelece um cronograma para a entrega de 80 ônibus, em decorrência da concessão de lei que concedeu isenção parcial de 50% no ISS às empresas concessionárias de transporte coletivo.
Publicado em 19/04/2023 às 10:21 | Atualizado em 19/04/2023 às 10:33
O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), publicou no Diário Oficial do Município desta terça-feira (18), um decreto que regulamenta a lei municipal que concedeu isenção parcial de 50% no Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISS) às empresas concessionárias de transporte coletivo de João Pessoa.
O decreto estabelece nova data o início da entrega dos ônibus na capital, sendo 40 novos (ano/modelo 2023) e outros 40 seminovos (ano/modelo 2015 ou mais recente). Anteriormente, o gestor havia anunciado que a entrega seria iniciada, sendo 20 em abril e mais 20 até junho.
Conforme o novo cronograma, no caso dos ônibus novos, eles devem substituir as unidade atualmente no sistema, nas seguintes condições:
- a renovação deve corresponder a, no mínimo, 10% frota operante;
- 20 ônibus devem ser adquiridos e disponibilizados até o dia 31 de maio e outros 20 até 31 de julho.
Para a entrega dos ônibus seminovos, o decreto estabelece que ele substituam os veiculados antigos, de acordo com o seguinte cronograma:
- 10 ônibus seminovos até 31 de maio
- 10 ônibus seminovos até 30 de junho
- 10 ônibus seminovos até 31 de julho
- 10 ônibus seminovos até 31 de agosto
O decreto também detalha quais são os requisitos para ter direito ao benefício, como retornar a frota operacional que existia antes da pandemia da Covid-19; apresentar compromisso de cumprir o cronograma estabelecido no decreto; e assegurar que vai renovar pelo menos 10% da frota operante.
As concessionárias devem solicitar a isenção junto à Secretaria da Receita do município, mediante processo administrativo, com a anexação de alguns documentos, como certidão negativa de débitos e declaração da Semob de que a empresa cumpriu os requisitos.
Investimentos do Sintur
A estimativa do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de João Pessoa (Sintur-JP) é que sejam investidos nesta contrapartida cerca de R$ 35 milhões. De acordo com o Sintur, a frota em operação na capital atualmente é de 400 veículos e 79 linhas.
Comentários