CONVERSA POLÍTICA
Curta-metragem paraibano coloca luz no debate sobre erosão da barreira do Cabo Branco
Obra estreiou no Canal Futura nesta sexta-feira (17). Os autores lembram que a erosão é um dos problemas ambientais mais polêmicos da cidade e, entre 2021 e 2022, o debate ganhou novas proporções com o anúncio do alargamento da faixa de areia na área.
Publicado em 18/02/2023 às 10:58 | Atualizado em 18/02/2023 às 11:21
Estreiou nesta sexta-feira (17), no Canal Futura, o filme Tudo que é Sólido Desmancha no Mar, gravado em João Pessoa. O curta-metragem faz uma incursão na famosa Barreira do Cabo Branco — um dos maiores cartões postais da Paraíba que vem sendo danificado pela ação humana e pela erosão natural.
Os autores lembram que a população e as autoridades de João Pessoa e do estado estão diante de um dos problemas ambientais mais polêmicos da cidade.
Entre 2021 e 2022, e no início de 2023, o debate ganhou novas proporções com o anúncio do alargamento da faixa de areia em algumas praias da capital.
Recentemente, por exemplo, o prefeito Cícero Lucena (PP) anunicou estudos para, após engorda da praia, construir uma pista contornando a barreira para fazer uma ligação entre a praia do Cabo Branco à praia do Seixas.
Os autores do curta lembram que o projeto de alargamento vem levantando reações negativas entre diversos setores da sociedade e está sendo encabeçado pela gestão do atual prefeito, que tem como principal modelo o alargamento da praia de Balneário Camboriú, em Santa Catarina.
O curta foi produzido em 2022 pela Tríade Prod e foca no ponto de vista dos pesquisadores, trabalhadores e moradores de todas as regiões litorâneas afetadas pela erosão da Barreira do Cabo Branco. E desenvolve sua própria narrativa para versar e reforçar o debate público acerca da questão.
O filme foi realizada em parceria com o Canal Futura e Co.liga. "É conseguir atuar para chamar atenção para as soluções cientificamente viáveis, apontadas por diversos especialistas, mas quase sempre ignoradas e é também de fazer um registro histórico e afetivo, contribuindo com a memória da cidade”, disse um dos diretores do filme, Kaio Gonçalves.
Serviço
Tudo que é Sólido Desmancha no Mar pode ser assistido online no Globoplay, pelo Futura Play, e no Site do Futura. Na TV, a programação do Futura está nas operadoras: Sky – canais 434 HD e 34; Net e Claro TV – canais 534 HD e 34; Vivo – canais 68HD e 24 fibra ótica e Oi TV – canal 35.
SINOPSE
Há décadas, o avanço do nível do mar em João Pessoa tem sido um tópico polêmico, que sempre volta a ser alvo de discussões entre a sociedade civil organizada e as autoridades. O debate mobiliza toda a população, que lida diariamente com as cicatrizes deixadas na paisagem da cidade.
Veja também:
Alargamento das praias de João Pessoa preocupa especialistas
Alargamento de praias de João Pessoa inclui pista contornando a Falésia do Cabo Branco
Assembleia vai discutir proposta de alargamento da faixa de areia em quatro praias de João Pessoa
Com engorda das praias, os espigões serão permitidos em áreas até agora proibidas?
Com informações da assessoria
Comentários