CONVERSA POLÍTICA
Decisão de Dinho sobre comissões gera bate-boca na Câmara de João Pessoa
Vereadores reagem após presidente da Casa definir integrantes sem consultar lideranças partidárias.
Publicado em 13/02/2025 às 11:22 | Atualizado em 13/02/2025 às 14:01
![Decisão de Dinho sobre comissões gera bate-boca na Câmara de João Pessoa](https://cdn.jornaldaparaiba.com.br/img/inline/170000/500x0/Operacao-Livre-Arbitrio-Justica-afasta-vereador-Di0017609600202410180931-8.webp?fallback=https%3A%2F%2Fcdn.jornaldaparaiba.com.br%2Fimg%2Finline%2F170000%2FOperacao-Livre-Arbitrio-Justica-afasta-vereador-Di0017609600202410180931.jpg%3Fxid%3D1108563&xid=1108563)
A decisão do presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, vereador Dinho Dowsley (PSD), de definir por conta própria os integrantes das comissões da Casa gerou repercussão negativa entre os parlamentares.
A discussão aconteceu na sessão desta quinta-feira (13), logo após Dinho anunciar os nomes das comissões importantes, como a de Constituição e Justiça e a de Orçamento, sem ouvir as lideranças partidárias. (confira abaixo os integrantes de cada comissão)
Atualmente, apenas a oposição indicou um líder, o vereador Milanez Neto (MDB). O prefeito Cícero Lucena (PP) ainda não definiu quem será o líder da base governista na CMJP.
Para a escolha dos membros das comissões, Dinho afirmou que seguiu as regras do Regimento Interno da Casa, que estabelece que, não havendo indicação por parte das lideranças após duas sessões plenárias, cabe ao presidente do Legislativo fazer a escolha.
A confusão se intensificou quando Dinho rejeitou o pedido de um bloco parlamentar composto por Solidariedade, PV e PDT para manter os vereadores Fábio Carneiro e Bosquinho na CCJ, que teria indicado os nomes apenas hoje pela manhã.
Dinho argumentou que o pedido foi apresentado após a definição feita por ele e que os nomes foram escolhidos respeitando a proporcionalidade partidária. Além disso, justificou a necessidade de alternância de membros, já que Bosquinho foi da CCJ na legislatura passada.
Bate-boca entre Dinho e João Almeida
A fala de Dinho teve forte repercussão e foi alvo de críticas do vereador João Almeida (PDT), que já havia acionado a Justiça para tentar impedir a reeleição de Dinho para mais um biênio na presidência da Câmara. Em tom irônico, Almeida disparou: "Pega muito mal o senhor falar em alternância de poder, presidente."
Dinho disse que está apenas respeitando o Regimento e que recebeu o ofício do vereador Fábio carneiro, solicitando a revisão dos integrantes da comissões e vai avaliar.
O presidente foi apoiado pelo vereador Marcus Vinícius (PDT), que é do mesmo partido de João Almeida, e também pelo vereador Damásio Franca (PP), escolhido presidente da CCJ.
Fábio Carneiro apresentou um requerimento para derrubar a formação das comissões feitas por Dinho, mas ele não foi analisado por falta de quórum.
Já o vereador Bosquinho, que apareceu apenas após a discussão, pediu que seu nome seja retirado da comissão para a qual foi designado sem o seu consentimento e que vai aguardar se elas serão revisadas pelo presidente.
Comissões formadas por Dinho
Dinho anunciou os integrantes de algumas comissões mais importantes. segundo ele, foi respeitada a proporcionalidade de representação dos partidos na Câmara.
A Comissão de Constituição e Justiça será presidida pelo vereador Damásio Franca e Valdir Trindade (Republicanos) será o vice. também farão parte da comissão os vereadores Carlão (PL), Durval (PL), Marcus Vinícius (PDT), Milanez Neto (MDB) e Odon Bezerra (PSB).
A Comissão de Orçamento e Finanças será presidida pelo vereador Tarcísio Jardim (PP) e Fábio Lopes (PL) será o vice. Integram a comissão João Almeida (PDT), Marmuthe Cavalcanti (Republicanos), Marcos Bandeira, Marcus Henriques (PT), Mikika Leitão (Republicanos).
A Comissão de Políticas Públicas será composta por Jailma Carvalho (PSB) e Icaro Chaves (Podemos) como vice, Bosquinho (PV), Eliza Virgínia (PP), Fábio Carneiro (SD), Romulo Dantas e Toinho Pé de Aço.
A Comissão de Direitos Humanos, Defesa do Consumidor terá como presidente o vereador Guga, Movijampa (PSD) e o vice será Edmilson Soares (PSB). Formam o grupo os vereadores Guga Pet (PP), João Corujinha (PDT), Luís da Padaria (Agir) e Thiago Lucena (DC).
Comentários