icon search
icon search
home icon Home > política > conversa política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CONVERSA POLÍTICA

Nenhum deputado federal da Paraíba se elegeu apenas com os próprios votos em 2022

Na prática, não receberam votos suficientes para atingir ou ultrapassar o quociente eleitoral do pleito deste ano, que ficou em 182.545.

Publicado em 05/10/2022 às 9:05 | Atualizado em 05/10/2022 às 11:16


                                        
                                            Nenhum deputado federal da Paraíba se elegeu apenas com os próprios votos em 2022
Urna eletrônico modelo recente. Foto: TSE/Divulgação.

Nenhum dos 12 deputados federais da Paraíba se elegeu com os próprios votos no último domingo (1º). Na prática, não receberam votos suficientes para atingir ou ultrapassar o quociente eleitoral do pleito deste ano, que ficou em 182.545. Os eleitos foram "puxados" para a Câmara Federal com os votos dados aos partidos, o chamado voto de legenda, e aos demais candidatos.

Isso ocorre porque o sistema de eleição para a Câmara dos Deputados é o proporcional. Nesse sistema, nem sempre o candidato mais votado é o que obtém a cadeira na Casa, como ocorre na eleição pelo sistema majoritário – usada no Senado e em cargos executivos (presidente da República, governadores e prefeitos).

Por esse motivo, candidatos que obtiveram mais votos que o último dos eleitos ficam de fora. No pleito deste ano, por exemplo, Leo Gadelha (PSC) e Ricardo Barbosa (PSB) tiveram mais votos que Luiz Couto (PT), mas conquistaram apenas a primeira suplência.

Como é feito o cálculo

Na eleição proporcional, para saber quem será eleito, primeiro é calculado o quociente eleitoral. Ele é obtido do número de votos válidos (sem contar brancos e nulos) pelo número de cadeiras em disputa. Na Paraíba são 12 cadeiras e os candidatos ao cargo de deputado federal obtiveram 2.190.544. Por isso chegamos ao quociente eleitoral de 182 mil votos este ano.

Em seguida, é feito o cálculo do quociente partidário, dividindo o número de votos que o partido ou a coligação obtiveram pelo quociente eleitoral.

O número inteiro da divisão, desprezando os algarismos após a vírgula, é o total de cadeiras que o partido ganha nesta primeira fase. Por exemplo, se um partido ou coligação recebeu 35 mil votos, e o quociente for 10 mil, o resultado da conta dá 3,5. O partido teria direito a três vagas.

Eleitos da Paraíba

Após explicação, fica mais fácil compreender a dinâmica dos eleitos para o próximo mandato para Câmara dos Deputados. O deputado Hugo Motta (Republicanos), por exemplo, foi o mais votado. Foi reeleito para mais quatro anos com 158.171 votos. Ficou abaixo do quociente eleitoral, mas conseguiu vencer graças à 'cauda' dos outros candidatos do mesmo partido e de eventuais votos dados à legenda.

Do mesmo modo também foi eleito o novato Murilo Galdino, com 112.891 votos, e o partido ainda reelegeu o veterano Wilson Santiago, mas pela média, com 84.407 votos.

O deputado Aguinaldo Ribeiro (PP) venceu pelo quociente partidário com 135 mil votos e puxou o novato Mercinho Lucena para ser eleito pela média, com 114 mil.

No PL, foi eleito pelo quociente partidário para primeiro mandato o deputado Cabo Gilberto, com 126 mil. Ficou à frente, do presidente da legenda, Wellington Roberto, que foi eleito pela média.

Deputados federais eleitos na Paraíba (em negrito, os reeleitos):

Hugo Motta (Republicanos) - Eleito por QP

Aguinaldo Ribeiro (Progressistas) - Eleito por QP

Cabo Gilberto (PL) - Eleito por QP

Mersinho Lucena (Progressistas) - Eleito por média

Romero Rodrigues (PSC) - Eleito por QP

Murilo Galdino (Republicanos) - Eleito por QP

Wellington Roberto (PL) - Eleito por média

Ruy Carneiro (PSC) - Eleito por média

Wilson Santiago (Republicanos) - Eleito por média

Gervásio Maia (PSB) - Eleito por QP

Dr. Damião (União) - Eleito por QP

Luiz Couto (PT) - Eleito por QP

Imagem ilustrativa da imagem Nenhum deputado federal da Paraíba se elegeu apenas com os próprios votos em 2022

Angélica Nunes Laerte Cerqueira

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp