CONVERSA POLÍTICA
Deputados que não votaram na sessão desta quarta na ALPB terão ponto cortado e redução no salário
Pelo menos seis dos 36 deputados devem ter o ponto cortado e sofrer desconto salarial, caso a medida seja efetivamente aplicada.
Publicado em 13/08/2025 às 14:10

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, deputado Adriano Galdino (Republicanos), decidiu aplicar, a partir da sessão desta quarta-feira (13), o controle de presença dos deputados nas sessões de votação. Pelo menos seis dos 36 deputados devem ter o ponto cortado e sofrer desconto salarial, caso a medida seja efetivamente aplicada.
A decisão foi anunciada por Galdino ao encerrar a votação do primeiro veto do Executivo. O presidente da Casa solicitou à assessoria da Mesa o registro do placar para providências. Conforme o painel:
Não compareceram à sessão:
- Felipe Leitão (Republicanos)
- George Moraes (União)
- Tanilson Soares (PSB)
Marcaram presença no painel, mas não votaram, que também caracterizará falta:
- Gilbertinho (União)
- Junior Araújo (PSB)
- Tião Gomes (PSB)
Decisão foi acordada entre deputados
O corte de ponto, com desconto na remuneração ao final do mês, havia sido prometido por Galdino no fim do semestre passado e reiterado no início deste semestre.
Na sessão de ontem (12), o presidente adiou a implementação para “afinar” as regras de execução. Ficou definido, em consenso com os parlamentares, que a presença será medida pelo registro no painel de votação, como ocorre no Congresso Nacional.
“Lá, se o parlamentar não estiver presente, tem o ponto cortado. Lembrando que isso não foi uma coisa minha, mas foram vocês que combinaram assim, para depois ninguém ficar com raiva de mim, dizendo que estou fazendo cavalo de batalha ou me engrandecendo com esse comportamento”, destacou.
Também ficou acordado que apenas ausências justificadas por compromissos externos, em serviço da ALPB, serão aceitas.
Comentários