CONVERSA POLÍTICA
Opinião: se disputa interna no PT de João Pessoa se alongar, partido perderá força para "embate real"
O PT é o único partido grande que ainda não anunciou o candidato. E, fora o Psol, é o único partido mais à esquerda que pode ter um nome próprio. Tem um cronograma a seguir e o aval é do Diretório Nacional.
Publicado em 01/02/2024 às 10:09 | Atualizado em 01/02/2024 às 11:03
Foi uma semana de movimentação para fortalecer os nomes do PT na disputa em João Pessoa. De um lado, a deputada estadual Cida Ramos e, do outro, o também deputado estadual Luciano Cartaxo.
O PT é o único partido grande que ainda não anunciou o candidato. E, fora o Psol, é o único partido mais à esquerda que pode ter um nome próprio. Tem um cronograma a seguir e o aval é do Diretório Nacional.
A questão é que antes de uma decisão oficial corre o risco de, internamente, o partido se dividir ainda mais. Até porque por mais que processo seja dito como democrático, filiados trocam farpas e abrem feridas gigantes o tempo inteiro - publicamente, em entrevistas off e on.
Esta semana, o vereador de João Pessoa Marcos Henriques anunciou apoio a Cida. Ontem, coletivos do PT emitiram carta anunciando apoio também à deputada.
Em Brasília, Cartaxo se reunuiu com a Direção Nacional e tem argumentado sobre a importância do PT entrar na disputa com nome dele. Tem na manga pesquisas que mostram seu poder competitivo.
Contra Cartaxo pesa a desconfiança, que vem lá de trás, quando ele deixou o partido depois de eleito prefeito e numa fase difícil da legenda. No caso de Cida, hoje, apesar da atuação forte e respeitada, fica atrás nas últimas pesquisas divulgadas.
Correndo por fora (e por dentro), tem um grupo que não quer o PT com candidatura própria e tenta se movimentar para gerar fatos e levar o partido para Cícero Lucena, que tem o apoio do PSB do governador João Azevedo.
É esperar o tempo da legenda e verificar se não haverá uma autodestruição de canditatura provocada pelos próprios partidários. E isso é comum no PT da Paraiba e de João Pessoa que, há muito tempo, é condjuvante nas disputas, apesar de ter um bom tempo de tv e dinheiro de fundo partidário.
Comentários