CONVERSA POLÍTICA
Opinião: Efraim foi obstinado e já conseguiu algumas vitórias
Para ampliar a projeção, trabalhou em várias frentes: na liderança do partido, em Brasília, entrou no debates mais importantes; tornou-se protagonista na coordenação da bancada federal da Paraíba. À época, em 2021, poucos acreditavam que ele iria tão longe.
Publicado em 05/04/2022 às 12:19
Em janeiro de 2021, quando muitos nem pensavam no cenário da eleição em 2022, o deputado federal Efraim Filho (UB, até então DEM) iniciou, nas cidades do interior da Paraíba, com os prefeitos, a pré-campanha a senador.
Para ampliar a projeção, trabalhou em várias frentes: na liderança do partido, criando e relatando projetos de força nacional, entrou nos debates mais importantes e se tornou protagonista na coordenação da bancada federal da Paraíba.
À época, poucos acreditavam que ele iria tão longe. Para maioria, era uma forma de ganhar força e poder 'barganhar' outra vaga na chapa majoritária ou até mesmo entrar mais fortalecido na proporcional.
Muitos se enganaram. Efraim, à época, disse ao Conversa Política que não estava cedo para iniciar o processo eleitoral. Entendia que era hora de trabalhar o nome e fortalecer o projeto para ir ao Senado representando o governo. Sabia que não ganharia a vaga "no grito" e apoio eleitoral seria fundamental.
E assim foi feito. Uma única vaga. Efraim, de fato estava obstinado e foi para o risco. Costurou apoios com prefeitos, distribuiu as bases com pré-candidatos a deputado federal que ainda estavam no processo de concepção da candidatura. Cumpriu as promessas e ganhou declarações públicas de apoio.
Estava tão focado, tão firme de seu projeto, que construiu alianças para ser o candidato, se estivesse no governo, como desejava, ou fora dele, como está nesse momento.
Escrevemos sobre os riscos recentemente e EF foi um dos poucos que entrou na disputa apostando no risco. Mas acreditando na forma que se articulou.
Para muitos políticos ouvidos pelo blog, sua obstinação o colocou a um passo à frente de todos. Inclusive de Aguinaldo Ribeiro (Progressistas), escolhido pelo governador João Azevêdo, mas que ainda não deixou claro se vai para a disputa, realmente.
Apesar das críticas de ter colocado um projeto pessoal a qualquer custo, já tem resultados vitoriosos da empreitada. É que sua projeção e obstinação deram visibilidade e, se era mais um deputado federal, já foi para o imaginário de que pode ser o senador da Paraíba.
Ultrapassar essa barreira não é fácil e ele já fez. Se continuar com a firmeza, pode sair do imaginário e ir para o plenário do Senado.
Argumentos de Efraim
Ao Conversa Política, o pré-candidato ao Senado afirmou: "entreguei lealdade, compromisso e votos, em troca recebi indecisão".
Comentários