Na tribuna da ALPB, Branco criticou “articulação” de Galdino

Felipe Leitão acabou abrindo o jogo sobre acordo para permanência do atual presidente por oito anos consecutivos à frente da Casa.

Foto: divulgação/ALPB

O deputado estadual Branco Mendes (Republicanos) não se conteve e externou, na tribuna da Assembleia Legislativa da Paraíba, na manhã desta terça-feira (27), seu descontentamento com a “articulação” que está sendo feita por colegas para o atual presidente da Casa, Adriano Galdino (Republicanos), ficar mais quatro anos no comando do Legislativo.

Caso se concretize, Galdino poderá ficar oito anos consecutivos na presidência da Casa. Sem contar os dois primeiros entre 2015 e 2017. No total, 10 anos.

Branco demonstrou clara decepção e voltou a lembrar que existe um acordo no partido, com consentimento do presidente Hugo Motta, para ele ser o candidato do primeiro biênio do grupo. Também voltou a criticar a PEC da Reeleição foi votada, fruto de um quebra de acordo.

A PEC adequou às regras de escolha da Mesa Diretora da AL à decisão do STF e, ao mesmo tempo, abriu caminho para Galdino continuar presidente. Ele reafirmou que é candidato. A eleição na ALPB será dia 01 de fevereiro.

Estava tudo indo muito bem e em paz, praticamente uma unanimidade jamais vista nessa casa. Mas, o presidente colocou em votação a mudança nas regras de votação sem sequer combinar comigo, colocou em votação a PEC da Reeleição. O que disse que faria e reafirmo, permaneço candidato, nem que seja para tirar meu único voto. A perpetuação do poder não é benéfica”, destacou.

Felipe Leitão abriu o jogo

Felipe Leitão saiu em defesa de Galdino e acabou abrindo o jogo sobre um suposto acordo que havia sido feito para permanência do atual presidente.

Leitão afirmou que é Branco Mendes  que está “quebrando o acordo” porque estava acertado que, se Adriano Galdino pudesse, seria ele o candidato no primeiro biênio. Ou seja, as “cartas já estavam marcadas”. Branco, nessa tese, está se rebelando.

“Surgiu um fato novo, um fato superveniente, que traz o presidente Adriano Galdino como elegível para comandar os destinos da alpb e tem conduzido com muita maestria, com a sabedoria que lhe é peculiar. Adriano traz segurança para a Casa, é aprovado por todos os deputados. Se não fosse não teria conseguido uma carta com 29 assinaturas antes mesmo de a gente saber quem era o candidato. Mas em confiança e credibilidade 29 deputados assinaram uma carta compromisso. Isso aqui é uma Casa da Democracia e eu me sinto no direito de poder escolher”, afirmou.

Pelo visto, Leitão está preocupado em escolher, mas não quer saber de alternância de poder, princípio básico na Democracia.

Ouça áudio do pronunciamento:

Veja também:

Opinião: Galdino “prepara terreno” e pode ficar 8 anos no comando da Assembleia