CONVERSA POLÍTICA
Veja a evolução das fotos de urna dos candidatos ao governo da Paraíba
O Conversa Política selecionou três fotos dos candidatos ao governo para mostrar o efeito do tempo para cada um deles.
Publicado em 18/09/2022 às 11:35 | Atualizado em 19/09/2022 às 9:22
Com maior ou menor experiência, todos os candidatos ao governo da Paraíba têm histórico de participação no pleito eleitoral. Além da evolução política no processo, muitos passaram por nítidas mudanças na forma como se apresentaram aos eleitores nas urnas eletrônicas, seja pela idade ou por aquele "tapa" no visual.
A uma semana do 'dia D' das Eleições 2022, o Conversa Política selecionou três fotos dos candidatos ao governo para mostrar o efeito do tempo para cada um deles. Foram escolhidas a mais antiga disponível, uma intermediária e a das eleições deste ano, que aparecerá aos eleitores no pleito do próximo dia 2 de outubro. Estão com duas fotos os candidatos que não participaram de mais disputas.
Outro detalhe importante é que o DivulgaCand, plataforma do TSE em que são apresentados os registros dos postulantes a cargos políticos, só disponibiliza os dados das eleições a partir de 2004. Algum candidato que porventura tenha participado de pleitos anteriores não será possível fazer esse registro para comparação.
Confira abaixo a evolução física dos candidatos nas urnas:
Adjany Simplicio (PSOL)
Única mulher na disputa ao governo da Paraíba, a professora Adjany Simplicio (PSOL) teve que trocar a foto de urna nas eleições deste ano porque a foto inicial apresentava ela vestida com a camisa do seu partido, o que fere a legislação eleitoral. Na foto atual (à direita), dentro das regras, ela está com camisa branca.
Além das eleições 2022, Adjany Simplicio já concorreu em outros dois pleitos no estado. Nas eleições passadas, tentou uma vaga na Câmara Municipal de João Pessoa (foto central) e nas eleições 2020 (foto à esquerda) concorreu como candidata a vice-governador na chapa encabeçada por Tárcio Texeira (PSOL).
Adriano Trajano (PCO)
Até mesmo o comerciário Adriano Trajano (PCO), tratado como novato na política, tem um passado de submeter seu nome às urnas. E sua imagem também. Nas eleições passadas ele concorreu ao cargo de vereador em Campina Grande pelo PCO. Sem sucesso. No pleito deste ano, está com candidatura indeferida com recurso para a disputa ao governo da Paraíba, devido a não comprovação de quitação eleitoral. Muitas mudanças entre um pleito e outro.
João Azevêdo (PSB)
O governador João Azevêdo ingressou na política eleitoral pela primeira vez nas eleições passadas, já na disputa para o governo do estado. Entre os dois pleitos, de 2018 (foto à esquerda) e o deste ano (foto à direita), menos cabelo, óculos mais marcantes e o peso dos quatro anos administrando a Paraíba.
Major Fábio (PRTB)
Candidato ao governo da Paraíba pelo PRTB, Major Fábio tem sete eleições em seu currículo eleitoral, cada uma filiado a um partido diferente. Isso de 2004 para cá, que é o recorte disponível no Divulgacand, quando concorreu à prefeitura de Abreu e Lima, em Pernambuco, pelo PMN.
Em 2006 e 2010 disputou ao cargo de deputado federal, respectivamente, pelo antigo PFL e DEM. Já em 2014 (foto central), Major Fábio disputou ao cargo de governador pelo Pros. Não foi eleito e dois anos depois tentou uma vaga de vereador em João Pessoa pelo PTB e acabou eleito suplente. Em 2018, concorreu a deputado federal pelo PP.
Nascimento (PSTU)
O motorista Antônio Nascimento, candidato ao governo pelo PSTU, tem duas eleições além da atual em seu histórico no Divulgacand. Em 2008 (foto à esquerda) ele concorreu ao cargo de vereador em Belém pelo PTB, sua terra natal. Após um longo hiato, tentou vaga na Câmara Municipal de João Pessoa, pelo PDT.
Nilvan Ferreira (PL)
Candidato ao governo da Paraíba pelo PL, o comunicador Nilvan Ferreira tem em seu currículo uma outra disputa, nas eleições passadas. Ele concorreu ao cargo de prefeito de João Pessoa pelo MDB, mas não se elegeu.
Pedro Cunha Lima (PSDB)
O deputado Pedro Cunha Lima é o mais jovem dentre os candidatos ao governo, mas não fica atrás em número de eleições que já disputou para a maioria dos concorrentes à vaga nas eleições deste ano. O tucano tem duas passagens pela Câmara Federal. A primeira após ser eleito em 2014 (foto à esquerda). Em seguida foi reeleito para o mesmo cargo, em 2018 (foto central).
Veneziano (MDB)
O senador Veneziano Vital do Rêgo, de 2004 até o momento, aparece registrado em seis eleições diferentes. A primeira delas, disponível no Divulgacand, foi para o cargo de prefeito de Campina Grande, em 2004 (foto à esquerda), pelo antigo PMDB, sendo reeleito no ano seguinte. Em 2014 (foto central) foi eleito para o cargo de deputado federal.
Em 2016, o 'cabeludo' concorreu novamente para governar Campina Grande, mas não se elegeu. Dois anos depois, já com as madeixas cortadas e em novo partido, o PSB, foi eleito para representar a Paraíba no Senado Federal. Para o pleito deste ano, Veneziano apostou em uma foto com semblante mais jovial.
Comentários