CONVERSA POLÍTICA
Ex-senador José Carlos da Silva Júnior, proprietário do Grupo São Braz, morre por complicações pela Covid-19
Publicado em 05/03/2021 às 10:25 | Atualizado em 30/08/2021 às 18:11
Por ANGÉLICA NUNES e LAERTE CERQUEIRA
O ex-senador e ex-vice-governador da Paraíba, José Carlos da Silva Júnior, 94 anos, faleceu na manhã desta sexta-feira (5) em decorrência da Covid-19. Segundo nota da família, ele estava internado no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, e não resistiu a uma parada cardiorrespiratória. José Carlos era presidente do Grupo São Braz e proprietário das TVs Cabo Branco e Paraíba. Viúvo, deixa três filhos: Ricardo Carlos, Eduardo Carlos e Eliane Freire.
História de luta e sucesso
José Carlos da Silva Júnior nasceu em Campina Grande, em 16 de junho de 1926. Filho de José Carlos da Silva e Maria Rosa da Silva, formou-se em contabilidade e construiu a vida profissional como empresário nos segmentos de alimentos, comunicação e automotivo.
Atuação política
Em 1982, foi convidado a disputar o cargo de vice-governador na chapa de Wilson Braga pelo Partido Democrático Social (PDS), na ocasião, derrotou Antônio Mariz na disputa eleitoral. Quatro anos depois, em 1986, deixou o cargo após a desincompatibilização de Braga, que disputaria uma vaga no Senado Federal pela Paraíba.
Defesa da economia nordestina no Senado
Como suplente, assumiu a vaga de senador nos anos de 1996, 1997 e 1999, após licenças de Ronaldo Cunha Lima. Em seus discursos, sempre defendeu melhorias à conjuntura econômica nordestina e brasileira, com destaque para sua atuação como membro da Comissão Especial que estudou as causas da pobreza no país, em outubro de 1999.
A força na indústria
Além da atividade política, José Carlos da Silva Júnior também participou ativamente de importantes entidades do setor industrial. Foi presidente da Associação Brasileira da Indústria de Café
(ABIC), do Sindicato do Milho, Torrefação de Café e Refinação do Sal do Estado da Paraíba; vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep); diretor da Bolsa de Mercadorias da Paraíba, além de ter integrado os conselhos da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e da Associação Comercial de Campina Grande.
Em dezembro do ano passado, recebeu a medalha de Mérito Empresarial da Assembleia Legislativa da Paraíba
*Com informações do Jornal da Paraíba
Comentários