Expectativa de vitória de João Azevêdo continua em 42%, revela pesquisa Ipec para governador da Paraíba

Na sequência, 15% acreditam que Pedro Cunha Lima (PSDB) pode ganhar a eleição, 10 % apostam em Veneziano e 9% dizem que quem vai ganhar a eleição é Nilvan Ferreira (PL).

Governador João Azevêdo (PSB) a série de entrevistas com candidatos ao governo nas Tvs Cabo Branco e Paraíba. Foto: Felipe Lima/TV Cabo Branco

Entre as informações desta segunda pesquisa Ipec, divulgada, nesta quinta-feira (22), pelas TVs Cabo Branco e Paraíba, está a expectativa de vitória.

O número traz um “boa notícia” para o candidato à reeleição, João Azevêdo (PSB), que continua com 42% de expectativa de vitória, independentemente da intenção de voto (35%). É o mesmo patamar da pesquisa realizada no fim de agosto.

Ou seja, 40 de cada 100 entrevistados disseram que Azevêdo ganhará as eleições, mesmo alguns que não votam nele.

Na sequência, 13% acreditam que Pedro Cunha Lima (PSDB) pode ganhar a eleição, 10% apostam em Veneziano (MDB) e 9% dizem que quem vai ganhar a eleição é Nilvan Ferreira (PL). Nessa caso, houve uma alteração na ordem dos candidatos (veja tabela abaixo).

Adriano Trajano (PCO), Major Fábio (PRTB) atingiram 1%. Adjany Simplício (Psol) não foi citada quando a pergunta foi a expectativa de vitória.

Os que não souberam ou quiseram opinar chegaram a 24%. O que significa que muitos ainda preferem não arriscar um palpite.

Expectativa de vitória de João Azevêdo continua em 42%, revela pesquisa Ipec para governador da Paraíba

A pesquisa

A pesquisa foi realizada entre os dias 19 e 21 de setembro de 2022. Foram entrevistados 800 votantes. A margem de erro máxima estimada é de 3 (três) pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro. A pesquisa registrada no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba sob o protocolo Nº PB01979/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo Nº BR-03015/2022.

Ipec

O Ipec – Inteligência em Pesquisa e Consultoria LTDA é o instituto criado por ex-executivos do Ibope Inteligência, que encerrou as atividades.

>>> Pesquisa Ipec para o Senado: Ricardo e Efraim estão tecnicamente empatados; Pollyanna aparece em 3º