CONVERSA POLÍTICA
Fernando Catão se despede do TCE-PB e Assembleia Legislativa inicia disputa pela nova vaga
Durante a sessão, Catão foi homenageado com a concessão da Medalha Cunha Pedrosa, a mais alta comenda da Casa.
Publicado em 22/10/2025 às 13:45

O conselheiro Fernando Catão oficializou, na sessão ordinária desta quarta-feira (22), sua aposentadoria do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB). Após 21 anos de atuação na Corte, Catão completa 75 anos, idade-limite para a aposentadoria compulsória.
Em discurso emocionado, o conselheiro afirmou deixar o cargo com “a convicção de que servir ao interesse público é um ato diário de responsabilidade, aprendizado e compromisso com a sociedade”. Segundo ele, o período no Tribunal foi pautado pelo propósito de “fortalecer as instituições e zelar pelo patrimônio público do povo paraibano”.
Durante a cerimônia, Catão foi homenageado por representantes de diversos poderes e instituições, entre eles a OAB, a Defensoria Pública, o Ministério Público de Contas e o próprio TCE-PB, que lhe concedeu a Medalha Cunha Pedrosa, a mais alta comenda da Casa.
Disputa pela vaga
Com a aposentadoria de Catão, a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) inicia o processo de escolha do novo conselheiro do Tribunal. Nos bastidores da política, a movimentação pela sucessão já começou.
Entre os nomes cotados está o do presidente da Assembleia, Adriano Galdino, que este ano conseguiu emplacar a filha, Alana Galdino, na vaga aberta com a morte do conselheiro Arthur Cunha Lima.
Também manifestaram interesse no cargo os deputados Taciano Diniz (União Brasil), Tião Gomes (PSB) e Branco Mendes (Republicanos).
Apesar de a escolha caber ao Legislativo, o secretário estadual de Infraestrutura, Deusdete Queiroga, ex-deputado estadual, aparece na “bolsa de apostas” como possível indicado do governador João Azevêdo (PSB).
Nos corredores da ALPB, a expectativa é de que a movimentação política não pare por aí. O conselheiro Nominando Diniz completa 71 anos em dezembro, mas já disse que deve antecipar a aposentadoria. A nova vaga que deve ser aberta promete ampliar a disputa por espaço e influência no TCE-PB.
Comentários