icon search
icon search
home icon Home > política > conversa política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CONVERSA POLÍTICA

Após mobilização, governador anuncia desoneração do extra para forças de segurança da Paraíba

João Azevêo também prometeu pagar o adicional de inatividade de 20% aos coronéis da Polícia Militar, atendendo reivindicações dos servidores, e definiu a data para a formatura da primeira turma de concursados da Polícia Civil.

Publicado em 21/08/2023 às 17:01 | Atualizado em 22/08/2023 às 8:19


                                        
                                            Após mobilização, governador anuncia desoneração do extra para forças de segurança da Paraíba
Foto: Divulgação/Polícia Civil

O governador João Azevêdo (PSB) prometeu, nesta segunda-feira (21), que vai enviar à Assembleia Legislativa da Paraíba o Projeto de Lei de desoneração do extra das Forças de Segurança. Em seu programa semanal na rádio ele também disse que vai pagar o adicional de inatividade de 20% aos coronéis da Polícia Militar, atendendo reivindicações dos servidores, e definiu a data para a formatura da primeira turma de concursados.

Os anúncios foram feitos como parte das comemorações pelos 42 anos da Polícia Civil da Paraíba. Se aprovada pela Assembleia e virar lei, a desoneração do extra vai contemplar não apenas os Policiais Civis, como também os Policiais Militares, Penais e Corpo de Bombeiros.

Nós já assinamos e estamos enviando nesta terça-feira para a Assembleia Legislativa o Projeto de Lei de desoneração do extra, em que transforma a hora extra trabalhada pelos policiais em ajuda de custo operacional, que vai desonerar todo o desconto com relação ao imposto de renda”, explicou o governador.

O anúncio acontece no mesmo dia em que a Associação dos Policiais Civis (Aspol) havia programado uma Assembleia Extraordinária  para avaliar a proposta que havia sido previamente antecipada pelo governo. Ao Conversa Política, o presidente da Aspol, Bethoven Silva, disse que a proposta foi aceita, apesar de não avançar em outras demandas da categoria como a incorporação da bolsa desempenho.

"Apesar da proposta apenas discutir hora extra, a Aspol deliberou junto aos associados o aceite ou rejeição dessa proposta, sendo aprovado por maioria aceitar o novo valor e modalidade de pagamento definido para hora-extra, deixando clara a decisão da assembleia que qualquer reajuste para outras categorias da Polícia Civil, implicará na busca pelo mesmo percentual e nas mesmas proporções para a categoria investigativa".

Inatividade para coronéis

Já o pagamento do adicional de inatividade, só serão contemplados coronéis, mais uma reivindicação antiga da categoria. O governador explicou que "quando um oficial vai para a reserva, fica com uma patente acima. No caso do coronel, isso não acontece porque não existe uma patente maior e vamos conceder essa remuneração de 20% em cima de todo o vencimento a partir do mês de setembro através de decreto”.

Concursados da Polícia Civil

O governador anunciou para o dia 26 de setembro a data da formatura da primeira turma de concursados. O evento será realizado no Centro de Convenções de João Pessoa. Já a convocação da segunda turma de concursados da Polícia Civil será realizada no dia 2 de outubro e a aula inaugural foi marcada para o dia 13 de novembro.

Nesta primeira etapa, 535 aprovados fizeram o curso de formação na Academia de Ensino de Polícia Civil. A aula inaugural aconteceu em abril deste ano.

João Azevêdo também fez um balanço dos avanços para a categoria. “Promovemos mais de 1.900 homens e mulheres da Polícia Civil, realizamos o maior concurso público da história da corporação, com 1.400 vagas, fazemos grandes investimentos em tecnologia, armamentos, renovação de frota, criação de novas delegacias, além da reestruturação organizacional da instituição com a autonomia político-administrativa e Plano de Cargos, Carreira e Remuneração - o PCCR”, elencou.

Imagem ilustrativa da imagem Após mobilização, governador anuncia desoneração do extra para forças de segurança da Paraíba

Angélica Nunes Laerte Cerqueira

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp