CONVERSA POLÍTICA
Governador anuncia "Opera Paraíba Mulher’ com oferta de cirurgia de endometriose
A meta é fazer cerca de 500 procedimentos no Hospital de Clínicas de Campina Grande e, de forma itinerante, em outros municípios do estado.
Publicado em 07/03/2023 às 7:22
O governador João Azevêdo (PSB) anunciou, ontem (6), o início das ações do ‘Opera Paraíba Mulher’, uma campanha em alusão ao mês da Mulher.
Segundo a assessoria, o objetivo é aumentar o quantitativo de cirurgias ginecológicas em março, com destaque para a oferta de cirurgias de endometriose por videolaparoscopia.
A meta é fazer cerca de 500 procedimentos no Hospital de Clínicas de Campina Grande e, de forma itinerante, em outros municípios do estado.
João Azevêdo conmsiderou que a inclusão da cirurgia de endometriose por videolaparoscopia é um marco na gestão estadual, uma vez que o procedimento ainda não estava disponível no SUS da Paraíba.
O governo divulgou que, além da realização de cirurgias por videolaparoscopia, será aberto um ambulatório multidisciplinar de endometriose, com atendimento na parte de ginecologia e nutrição no Hospital de Clínicas. Serão realizados também procedimentos cirúrgicos de histerectomia, laqueadura e de ovário.
O acesso às cirurgias será por meio do Regnutes, aplicativo já usado no Opera Paraíba.
Procedimentos
Ao todo, 61% dos pacientes do Opera Paraíba são do sexo feminino e a estimativa é de que mais de 1.800 mulheres realizarão procedimentos cirúrgicos pelo programa em 2023.
Com informações Secom/PB
Comentários