CONVERSA POLÍTICA
Guias de rádio e tv na Paraíba vão trazer Lula, Bolsonaro, debate sobre privilégios e balanço de gestão
Durante os próximos 40 dias vamos conhecer melhor candidatos, com suas propostas, projetos, pensamentos e posicionamentos sobre os temas que escolherem para entrar nos programas.
Publicado em 25/08/2022 às 18:56 | Atualizado em 26/08/2022 às 8:25
Nesta sexta-feira (25), começa o guia eleitoral de rádio e televisão. Durante os próximos 40 dias, vamos conhecer melhor candidatos (após dezenas de entrevistas nos meios de comunicação), com suas propostas, projetos, pensamentos e posicionamentos sobre os temas que escolherem para entrar nos programas.
Tudo, claro, com muita "maquiagem", moldes, muito texto pronto, muita performances, comandadas por marqueteiros e publicitários.
O mais real será, sem dúvida, as imagens retiradas do dia a dia da campanha que também serão captadas com câmeras que deixam tudo mais perfeito.
Azevêdo terá oportunidade de listar o que fez nos últimos três anos e meio. Não terá uma emblemática obra estruturante e por isso deve focar na gestão da pandemia, na ampliação de serviços de saúde, no equilíbrio fiscal, construção de escolas em tempo integral, na pavimentação de travessias e obras hídricas em andamento.
No guia de Veneziano, não faltará Lula. Não faltará o ex-presidente afirmando e reafirmando que ele é o candidato de Lula, na Paraíba. Nos primeiros guias, destaque para a experiência no executivo e legislativo, lê-se a história na gestão de Campina, os projetos como deputado federal e atuação como Senador.
Nilvan deve focar na polarização, trazer Bolsonaro e as pautas de costumes para o centro do debate. Como fez na campanha de prefeito de João Pessoa, lembrar que ele é o "diferente" na política das famílias da Paraíba. Entre as propostas, foco no Sertão, onde precisa ampliar a votação. Como o perfil de Nilvan não é de defensiva, pode esperar ataques diretos.
Pedro Cunha Lima reforçará, agora para um publico mais amplo, o discurso contra os privilégios na atividade política, de combate às desigualdades e, principalmente, trazer propostas para a Educação, sua principal bandeira. Sem um candidato a presidente forte para "se escorar", Pedro vai justificar lembrando que é central manter o debate no âmbito estadual.
Tempos
O candidato ao governo Pedro Cunha Lima (PSDB) terá o maior tempo no guia eleitoral: 3 minutos e 23 segundos. Já o candidato à reeleição, João Azevêdo (PSB), abrirá a propaganda.
A coligação “Juntos Pela Paraíba”, de João Azevêdo, ficou com 3 minutos e 15 segundos no guia eleitoral. A coligação de Veneziano Vital do Rêgo (MDB), “A Paraíba tem pressa de ser feliz”, terá 2 minutos e 8 segundos.
O PL, de Nilvan Ferreira, ficou com 48 segundos; e a federação PSOL/Rede, da candidata Adjany Simplício terá 24 segundos no guia eleitoral.
Major Fábio (PRTB), Antônio Nascimento (PSTU) e Adriano Trajano (PCO) são de partidos que não superaram a chamada cláusula de barreira. Também não têm representação suficiente, ou seja, não elegeram pelo menos nove deputados federais distribuídos em pelo menos um terço dos estados. Nessa condição, não têm tempo na propaganda de rádio e tv.
Comentários