CONVERSA POLÍTICA
Conversa Política participa de Fórum que discute industrialização verde no Nordeste
O encontro está sendo realizado no Auditório Celso Furtado, no Centro Administrativo Presidente Getúlio Vargas, sede do Banco do Nordeste, em Fortaleza.
Publicado em 27/07/2023 às 9:58 | Atualizado em 27/07/2023 às 11:57
O Conversa Participa participa, em Fortaleza, nesta quinta-feira (27), do 29º Fórum Banco do Nordeste de Desenvolvimento. O evento tem como tema principal, os "desafios da industrialização verde para o Nordeste”.
O encontro está sendo realizado no Auditório Celso Furtado, no Centro Administrativo Presidente Getúlio Vargas, sede do banco, na capital do Ceará.
Em pauta, as profundas transformações experimentadas ao longo dos últimos anos, provocadas pela inovação, tecnologia e a necessidade de dar uma resposta estratégica com ações e investimentos, priorizando a sustentabilidade e a proteção do meio ambiente.
A expectativa do evento é constituir um espaço de diálogo e articulação entre poder público, instituições e sociedade, na proposição de rumos, oportunidades de atuação e iniciativas em prol da região.
Entre as questões levantadas, como produzir e melhorar a produtividade numa economia de baixo carbono, com matriz energética renovável, como a solar e eólica, biomassa, sistemas de reuso de água, e ainda, com hidrogênio verde.
A industrialização verde no Nordeste é uma resposta estratégica aos desafios ambientais globais, bem como às necessidades específicas de nossa região. Ao promover a adoção de práticas industriais mais sustentáveis, que priorizem a eficiência energética, a redução das emissões de gases de efeito estufa e a preservação dos recursos naturais, estamos pavimentando o caminho para um desenvolvimento econômico equilibrado e socialmente justo", afirmou o presidente do banco, Paulo Câmara, no discurso de abertura do evento.
Para especialistas, é necessário encontrar soluções lucrativas para o empreendedor, lucrativa para as pessoas e lucrativa para a natureza.
Na lista de palestrantes estão, Tânia Bacelar (Especialista em desenvolvimento regional e sócia da CEPLAN), Adriana Melo (Secretária Nacional de Políticas de Desenvolvimento Regional e Territorial do MIDR) e Aristides Monteiro Neto (Diretor de Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais do IPEA), que destacam as oportunidades para o desenvolvimento Regional.
Já Clélio Campolina Diniz (Professor Emérito da UFMG), Cibele Gaspar (Coord. Regional de Relações com Financiadores no INEL), Uallace Moreira Lima (Secretário de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços - MDIC) falam sobre 'Os desafios da industrialização verde para o Nordeste'.
Apresentação
Realizado anualmente desde 1995, o Fórum Banco do Nordeste de Desenvolvimento busca fortalecer a interlocução institucional do Banco com a sociedade e seus diversos segmentos, tendo em vista também a conjuntura econômica, os cenários e desafios previstos para os próximos anos.
Comentários