CONVERSA POLÍTICA
Governador João Azevêdo passa por angioplastia, coloca 'stent' e ficará 24h no Metropolitano
A permanência na unidade faz parte do protocolo pós-procedimento institucional, devendo receber alta hospitalar após este período.
Publicado em 15/06/2023 às 17:12
Como antecipado pelo Conversa Política, o governador João Azevêdo (PSB) só deixará o hospital Metropolitano, em Santa Rita, nesta sexta-feira (15).
O gestor foi submetido a um cateterismo cardíaco eletivo, seguido de uma angioplastia coronária, com implante de um stent, na tarde desta quinta-feira (14).
A permanência na unidade faz parte do protocolo pós-procedimento institucional, devendo receber alta hospitalar após este período.
Seguindo protocolo pós-procedimento institucional, o paciente segue em regime de observação na Unidade de Terapia Cardiológica da unidade hospitalar, com quadro clínico estável, consciente e orientado, sem queixas. Com previsão de alta nas próximas 24 horas”, destacou boletim expedido pela equipe médica do Hospital Metropolitano, tendo à frente o médico Fúlvio Soares Petrucci.
O governador deu entrada no hospital entre 13h10 e 13h20 e no meio da tarde o procedimento já havia sido concluído.
CATETERISMO: o que é, como é feito e recuperação
Cateterismo
O cateterismo consiste no procedimento para diagnosticar ou tratar doenças cardíacas, por meio da introdução de um cateter, que é um tubo flexível extremamente fino e longo, na artéria do braço ou da perna do indivíduo, que será conduzido até o coração. O procedimento é indicado no diagnóstico e tratamento do infarto ou da angina, sendo capaz de detectar e remover acúmulos de placas de gordura, colesterol, cálcio e outras substâncias encontradas no sangue, mostrar se as placas estreitaram ou bloquearam as artérias coronárias.
Angioplastia
Angioplastia coronária ou intervenção coronária percutânea é o tratamento das obstruções das artérias do coração por meio do “cateterismo”. Após a desobstrução da artéria coronária é realizado o implante de uma pequena malha de metal, conhecida como ‘stent’, no interior do vaso sanguíneo. Os stents tem poucos milímetros de diâmetro (em média de 2 a 5 mm) e de comprimento (8 até 48 mm) e são utilizados para manter a artéria aberta e o bom fluxo de sangue no seu interior. (Informações Rede Dor)
Comentários