CONVERSA POLÍTICA
João Azevêdo e mais 20 governadores firmam 'Pacto Nacional em Defesa da Vida e da Saúde'
Publicado em 10/03/2021 às 11:44 | Atualizado em 30/08/2021 às 18:10
Por ANGÉLICA NUNES e LAERTE CERQUEIRA
Um dia após anunciar um novo decreto com medidas ainda mais restritivas para conter o avanço da pandemia na Paraíba, o governador João Azevêdo (Cidadania) assinou nesta quarta (10) um 'Pacto Nacional em Defesa da Vida e da Saúde'. O documento, assinado pelo governador da Paraíba e governadores de outros 21 estados, tem como norte a preocupação com o agravamento da situação sanitária, com terríveis perdas de vidas, além de danos econômicos e sociais.
No documento, os governadores afirmam que hoje o coronavírus é o maior adversário da Nação. “Precisamos evitar o total colapso dos sistemas hospitalares em todo o país e melhorar o combate à pandemia. Só assim a nossa Pátria
poderá encontrar um caminho de crescimento e de geração de empregos", diz a carta.
https://twitter.com/joaoazevedolins/status/1369653907941695497
Dentre os compromissos firmados pelos governadores no Pacto estão:
1) Expansão da vacinação, com pluralidade de fornecedores, mais compras e busca de solidariedade internacional, em face da gravidade da crise brasileira. Sublinhamos que todas as aquisições devem ser distribuídas segundo o marco legal do Plano Nacional de Imunização;
2) Apoio a medidas preventivas, essenciais para conter o vírus. Há limites objetivos à expansão de leitos hospitalares, tendo em vista escassez de insumos e de recursos humanos. Dessa forma, as medidas preventivas protegem as famílias, salvam vidas e asseguram viabilidade aos sistemas hospitalares. Medidas como o uso de máscaras e desestímulo a aglomerações tem sido usadas com sucesso na imensa maioria dos países, de todos os continentes.
3) Apoio aos estados para manutenção e ampliação de leitos, quando isso for possível. Ademais, que haja uma integração de todos os sistemas hospitalares, a fim de usar ao máximo as disponibilidades existentes, a partir de planejamento e análise diária de cenários em cada unidade federada.
Próximos passos
Os governadores também sugerem que esse Pacto seja dirigido por um Comitê Gestor, com a participação dos três Poderes e de todos os níveis da Federação, além da assessoria de uma comissão de especialistas. "Esse é o nosso respeitoso convite à Nação, acreditando que as Casas do Congresso Nacional, como instâncias de representação de toda a sociedade, podem ser as condutoras desse importante Pacto", reforça a nota.
Em reunião realizada no dia 12 de fevereiro, os governadores debateram com os presidentes do Senado e da Câmara a proposta de uma ampla pactuação dos três Poderes e das três esferas da Federação, visando ao reforço da luta contra a pandemia do coronavírus.
>>Confira aqui a íntegra do Pacto Nacional em Defesa da Vida e da Saúde
Comentários