CONVERSA POLÍTICA
João Azevêdo prestigia posse de ministro de Lula em busca de apoio para obras na Paraíba
Governador prestigiou a posse do presidente Lula e de ministros estratégicos para os planos de gestão do seu segundo mandato.
Publicado em 03/01/2023 às 8:50 | Atualizado em 03/01/2023 às 12:19
O governador João Azevêdo (PSB) iniciou o segundo mandato no comando da Paraíba peregrinando em Brasília. Compareceu no domingo (1º) à posse de Lula como presidente e de Geraldo Alckmin como vice. Nesta segunda-feira (2) circulou nas solenidades de posses de cinco ministros do governo. A meta, segundo João, é estreitar laços republicanos com a gestão federal, rompidos no governo Bolsonaro.
Estrategicamente, João Azevêdo prestigiou as posses dos ministros Camilo Santana (Educação), Flávio Dino (Justiça), Rui Costa (Casa Civil), Wellington Dias (Desenvolvimento Social) e Márcio França (Portos e Aeroportos).
Na agenda ele foi acompanhado de figuras estratégicas da sua gestão: secretários de estado Deusdete Queiroga (Infraestrutura, dos Recursos Hídricos e do Meio Ambiente); Tibério Limeira (Desenvolvimento Humano); Adauto Fernandes (executivo da Representação Institucional); e Ronaldo Guerra (chefe de Gabinete do Governador)
No evento, o governador da Paraíba ressaltou o novo momento político do país, que permitirá uma maior interlocução com o governo federal e a viabilização de parcerias para que mais obras cheguem à Paraíba.
Nós teremos um diálogo muito maior com o governo federal porque temos um objetivo comum de buscar o desenvolvimento do país e de cada estado. É uma satisfação participar da posse de ministros amigos, que ajudarão a Paraíba a continuar se desenvolvendo”, frisou.
Obras prioritárias
João tem um encontro pré-agendado com Lula ainda este mês. E deve chegar com um agenda organizada de pedidos, não apenas para a Paraíba, mas também para o Nordeste. Isso porque ele chegará ao encontro com o presidente alçado a condição de presidente do Consórcio Nordeste.
Especificamente para a Paraíba, um dos objetivos do governador é assegurar apoio federal para execução de grandes obras para a Paraíba. Na conta está a triplicação da BR-230 de Cabedelo a Oitizeiro, em João Pessoa, e da duplicação da mesma rodovia na saída de Campina Grande em direção ao Sertão paraibano, além projetos nas áreas de segurança alimentar e social.
Também nos planos do governo está a execução do Terceiro Eixo da Transposição do Rio São Francisco – conhecido como Ramal Piancó. A obra deverá garantir segurança hídrica ao Cariri e Curimataú.
O governador também conta com o apoio do governo federal como avalista em empréstimos com instituições bancárias como a Caixa Econômica e o BNDES.
Comentários