CONVERSA POLÍTICA
João encerra mandato sem ter cumprido 37% das promessas
Promessas foram extraídas pelo g1 do programa de governo registrado no TSE e de entrevistas e debates com João Azevêdo na campanha de 2018.
Publicado em 05/01/2023 às 8:36 | Atualizado em 17/02/2023 às 15:34
O governador João Azevêdo (PSB) encerrou o seu primeiro mandato à frente do Executivo da Paraíba com 37,34% das promessas feitas na campanha de 2018 sem terem sido cumpridas. O balanço de quatro anos das promessas de João Azevêdo foi publicado nesta quinta-feira (5).
As promessas foram extraídas do programa de governo registrado no TSE e também em entrevistas e debates que João Azevêdo participou ao longo da campanha.
Das 83 promessas cadastradas pelo g1, João encerrou o mandato com 35 classificadas como 'cumpriu', 31 como 'não cumpriu' e 17 como 'cumpriu em parte'.
O resultado é bem melhor do que a parcial que foi feita pelog1 ao final de três anos e meio de governo, quando o gestor 50,60% das promessas de campanha ainda não cumpridas, o que demonstra um avanço na gestão mesmo num contexto de pandemia da Covid-19 e de reaquecimento das ações de governo pós flexibilizações.
Promessas do governador
Em uma comparação proporcional, o setor de segurança foi o que registrou mais promessas cumpridas, atingindo um percentual de 58%; seguido do de saúde, com 55%. Por outro lado, o governador encerrou o mandato sem cumprir promessas empenhadas na campanha em duas áreas: Habitação, Turismo e Mobilidade Urbana.
No turismo, não entregou o Memorial das Etnias Paraibanas, Centro de Comercialização Calçadista em Campina Grande, Polo Turístico do Cabo Branco e Tambaú, além da proposta de transformar o Monumento do Vale dos Dinossauros de Sousa em Parque Turístico e Científico-Paleontológico do Sertão da Paraíba. Para Mobilidade, faltou implantar o Veículo Leve sobre Trilhos em Campina Grande.
Na área da Saúde, sensível em decorrência da pandemia da Covid, algumas não foram cumpridas como a implantação um Centro de Parto Normal e uma Casa de Apoio Mãe-Bebê no Hospital e Maternidade Frei Damião. Em contrapartida, a gestão conseguiu implantar no Hospital de Mamanguape o Serviço de Gravidez de Alto Risco e a nova sede do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), dentre outras ações.
Na área da Administração, também houve equilíbrio. João fez o concurso para a procuradoria do estado, mas não realizou o prometido concurso para a Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa).
> Confira AQUI quais promessas foram cumpridas ou não pelo governador
Segundo mandato
Para o segundo mandato, o g1 já iniciou o monitorando das promessas de campanha feitas pelo governador nas eleições 2022. Ao todo são 24 promessas registradas e João Azevêdo já iniciou cumprindo uma delas: a de isentar o IPVA de motos de até 170 cilindradas na Paraíba.
na lista estão promessas amplamente divulgadas como a criação do Hospital de Clínicas e Traumatologia no Sertão da Paraíba e expansão da Patrulha Maria da Penha para 100 municípios do estado.
Comentários