icon search
home icon Home > política > conversa política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CONVERSA POLÍTICA

João encerra mandato sem ter cumprido 37% das promessas

Promessas foram extraídas pelo g1 do programa de governo registrado no TSE e de entrevistas e debates com João Azevêdo na campanha de 2018.

Publicado em 05/01/2023 às 8:36 | Atualizado em 17/02/2023 às 15:34


                                        
                                            João encerra mandato sem ter cumprido 37% das promessas
O governador João Azevêdo concedeu entrevista exclusiva no Bom Dia Paraíba. Foto: Angélica Nunes/JP

O governador João Azevêdo (PSB) encerrou o seu primeiro mandato à frente do Executivo da Paraíba com 37,34% das promessas feitas na campanha de 2018 sem terem sido cumpridas. O balanço de quatro anos das promessas de João Azevêdo foi publicado nesta quinta-feira (5).

As promessas foram extraídas do programa de governo registrado no TSE e também em entrevistas e debates que João Azevêdo participou ao longo da campanha.

Das 83 promessas cadastradas pelo g1, João encerrou o mandato com 35 classificadas como 'cumpriu', 31 como 'não cumpriu' e 17 como 'cumpriu em parte'.

O resultado é bem melhor do que a parcial que foi feita pelog1 ao final de três anos e meio de governo, quando o gestor 50,60% das promessas de campanha ainda não cumpridas, o que demonstra um avanço na gestão mesmo num contexto de pandemia da Covid-19 e de reaquecimento das ações de governo pós flexibilizações.

Promessas do governador

Em uma comparação proporcional, o setor de segurança foi o que registrou mais promessas cumpridas, atingindo um percentual de 58%; seguido do de saúde, com 55%. Por outro lado, o governador encerrou o mandato sem cumprir promessas empenhadas na campanha em duas áreas: Habitação, Turismo e Mobilidade Urbana.

No turismo, não entregou o Memorial das Etnias Paraibanas, Centro de Comercialização Calçadista em Campina Grande, Polo Turístico do Cabo Branco e Tambaú, além da proposta de transformar o Monumento do Vale dos Dinossauros de Sousa em Parque Turístico e Científico-Paleontológico do Sertão da Paraíba. Para Mobilidade, faltou implantar o Veículo Leve sobre Trilhos em Campina Grande.

Na área da Saúde, sensível em decorrência da pandemia da Covid, algumas não foram cumpridas como a implantação um Centro de Parto Normal e uma Casa de Apoio Mãe-Bebê no Hospital e Maternidade Frei Damião. Em contrapartida, a gestão conseguiu implantar no Hospital de Mamanguape o Serviço de Gravidez de Alto Risco e a nova sede do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), dentre outras ações.

Na área da Administração, também houve equilíbrio. João fez o concurso para a procuradoria do estado, mas não realizou o prometido concurso para a Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa).

> Confira AQUI quais promessas foram cumpridas ou não pelo governador

Segundo mandato

Para o segundo mandato, o g1 já iniciou o monitorando das promessas de campanha feitas pelo governador nas eleições 2022. Ao todo são 24 promessas registradas e João Azevêdo já iniciou cumprindo uma delas: a de isentar o IPVA de motos de até 170 cilindradas na Paraíba.

na lista estão promessas amplamente divulgadas como a criação do Hospital de Clínicas e Traumatologia no Sertão da Paraíba e expansão da Patrulha Maria da Penha para 100 municípios do estado.

> Confira AQUI as promessas do governador para o segundo mandato 

Imagem ilustrativa da imagem João encerra mandato sem ter cumprido 37% das promessas

Angélica Nunes Laerte Cerqueira

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp