CONVERSA POLÍTICA
João Gonçalves arranca risos ao associar cachorra do Auto da Compadecida a Matheus Nachtergaele
Ator que interpretou João Grilo no Auto da Compadecida foi homenageado na ALPB nesta quarta-feira (22).
Publicado em 22/10/2025 às 18:35

A entrega da Medalha Augusto dos Anjos ao ator Matheus Nachtergaele, nesta quarta-feira (22), na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), ganhou um momento de humor digno de Ariano Suassuna. E não apenas por causa do homenageado.
O deputado João Gonçalves (PSB), conhecido por frequentar enterros, aproveitou a solenidade para declarar sua admiração ao ator e relembrar uma das cenas mais icônicas de O Auto da Compadecida, em que há uma negociação para o enterro de uma cachorrinha, com direito a missa em latim, testamento falso e muito improviso para arrancar uns trocados do padre e do bispo.
Entre risadas, João disparou para o homenageado: “O único enterro que eu perdi foi o da sua cachorra. Por que não me convidou? Se tivesse me convidado, eu teria ido. No do Papa, fizeram aí uma montagem, esse negócio artificial, e eu estava lá no [enterro] do Papa. E o povo ligando: ‘Tá em Roma! Tá em Roma!’ Eu dizendo: ‘não, estou na Assembleia’. ‘É mentira, eu vi aqui agora, você está aí do lado do Papa’”, brincou o deputado.
O único detalhe é que, na peça de Ariano Suassuna, a cachorra não era de João Grilo (personagem interpretado por Nachtergaele), mas da mulher do padeiro.
Entre aplausos e gargalhadas, Nachtergaele levou tudo no bom humor que o consagrou. Afinal, como ensinou Suassuna, no sertão e na política, o riso também é um ato de resistência.
Comentários