CONVERSA POLÍTICA
Pesquisa Ipec na Paraíba: João e Nilvan são mais citados entre os que ganham mais de 2 salários mínimos
Veneziano (MDB) também melhora o desempenho entre os que têm mais renda, 18%. Já Pedro Cunha Lima tem um desempenho melhor entre os mais pobre, chega a 23%.
Publicado em 24/09/2022 às 17:11 | Atualizado em 26/09/2022 às 8:23
A segunda pesquisa Ipec com as intenções de voto para o governo da Paraíba, divulgada pelas TVs Cabo Branco e Paraíba, também traz informações sobre o eleitorado dos candidatos entre os que ganham mais de 2 salários mínimos, entre 1 e 2 salários e até 1 salário.
O candidato à reeleição, João Azevêdo (PSB), tem um melhor desempenho entre os que ganham mais de 2 salários mínimos, chega a 38%. Três pontos percentuais a mais do que a intenção geral: 35%, de acordo com a pesquisa.
Quem também tem um desempenho bom entre os que ganham mais de 2 salários mínimos é Nilvan Ferreira (PL), 19%. Cinco pontos percentuais a mais do que o dado geral, 14%. Supõem-se que é efeito do eleitorado bolsonarista, que está com o comunicador, e tem um perfil de maior renda.
João ainda garante a intenção de votos alta nas outras duas faixas de renda, 36% (mais de 1 a 2 salários) e 32% (até 1).
No caso de Nilvan, a queda leva para baixo a média: 14% (mais de 1 a 2 salários) e 13% (até 1).
Veneziano (MDB) também melhora o desempenho entre os que têm mais renda, 18%. Dois pontos percentuais a mais que as intenções gerais, 16%. O emedebista tem uma queda grande na segunda faixa de renda, para 11%, e volta a subir entre os mais pobres, 17%.
Já Pedro Cunha Lima tem um desempenho melhor entre os mais pobre, chega a 23%. Dois pontos percentuais a mais que o índice geral, 20%. Entre os que ganha mais não passa de 17% e na faixa do meio chega a 19%.
Dados para o governo
A 2ª pesquisa eleitoral do Ipec, na Paraíba, contratada pela TV Cabo Branco, mostra o candidato à reeleição, João Azevêdo, liderando a corrida eleitoral para o governo do estado, com 35 % de intenção de voto. Um aumento de 3 pontos percentuais, em relação à pesquisa anterior, divulgada no último dia 29 de agosto.
Em seguida, vem Pedro Cunha Lima, que passou de 16% para 20% das menções; Veneziano, com intenções de voto que saíram de 14% para 15%, no levantamento atual; e Nilvan Ferreira, que vai de 15% para 14% das menções.
De acordo com o Ipec, eles continuam empatados tecnicamente, de acordo com a margem de erro da pesquisa, de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.
Adjany Simplicio (PSOL), Adriano Trajano (PCO), Major Fábio (PRTB) e Nascimento (PSTU) oscilam, são citados, mas não atingem 1% das intenções de voto, cada.
Aqueles que declaram que têm intenção de votar em branco ou anular o voto totalizam 9% (eram 12%) e outros 6% estão indecisos (eram 8%).
A pesquisa
A pesquisa foi realizada entre os dias 19 e 21 de setembro de 2022. Foram entrevistados 800 votantes. A margem de erro máxima estimada é de 3 (três) pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro. A pesquisa registrada no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba sob o protocolo Nº PB01979/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo Nº BR-03015/2022.
Ipec
O Ipec – Inteligência em Pesquisa e Consultoria LTDA é o instituto criado por ex-executivos do Ibope Inteligência, que encerrou as atividades.
>>> Pesquisa Ipec para o Senado: Ricardo e Efraim estão tecnicamente empatados; Pollyanna aparece em 3º
Comentários