icon search
icon search
home icon Home > política > conversa política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CONVERSA POLÍTICA

Covid-19: João Pessoa faz busca ativa de 9 mil pessoas com segunda dose atrasada

Publicado em 23/07/2021 às 9:25 | Atualizado em 30/08/2021 às 18:05

Por ANGÉLICA NUNES e LAERTE CERQUEIRA


				
					Covid-19: João Pessoa faz busca ativa de 9 mil pessoas com segunda dose atrasada
Foto: divulgação/Secom-JP.

Pelo menos 9 mil pessoas estão com a aplicação da segunda dose da vacina contra Covid-19 em atraso em João Pessoa, de acordo com o chefe de imunização da capital, Fernando Virgolino. Em entrevista à TV Cabo Branco, na manhã desta sexta-feira (23), ele disse que está sendo feita uma busca ativa desse pessoal para que eles completem o esquema vacinal.

Segundo Virgolino, são em torno de 5 mil pessoas com atraso na aplicação da segunda dose da AstraZeneca, que prevê um intervalo de 90 dias entre uma dose e outra, e outras 4 mil com a segunda dose da Coronavac/Butatan atrasada. Nesta segunda marca, o intervalo é ainda menor, de 28 dias.

A busca ativa vai servir para analisar, caso a caso, o porquê dessa população não ter tomado a segunda dose na capital. O chefe da imunização acredita que dentro desse público haja pessoas que podem ter concluído o esquema vacinal em outra cidade.

Outra preocupação da gestão municipal é com a recusa em tomar a segunda dose por, eventualmente, ter tido reação à vacina.

"Não existe esquema vacinal de uma dose da Coronavac, AstraZeneca e Pfizer. É preciso tomar as duas doses para evitar a forma grave da doença. Se você teve reação na primeira dose, não significa que terá na segunda. Normalmente na segunda dose os eventos adversos são mais brandos ou inexistentes", explicou.

Quem deixou de tomar a primeira dose por ter perdido o cartão, pode procurar um posto de imunização ou Rede de Frios que um novo será feito pela equipe de saúde.

Transparente

Nesse processo de controle e acompanhamento da vacinação, João Pessoa alcançou ontem (22) o 1º lugar no Índice de Transparência da Covid-19 da Open Knowledge Brasil (OKBR) como a capital mais transparente do País, em relação aos dados da pandemia. A Capital paraibana obteve uma nota de 95 pontos, seguida das cidades de Manaus (AM) e Vitória (ES), ambas com 81 pontos.

No índice da Open Knowledge Brasil foram avaliadas iniciativas mais amplas de transparência ativa, como a disponibilização de informações em painéis, boletins e portais da transparência, sendo mais bem avaliadas aquelas que continham navegação simples e direcionamento objetivo para o cidadão.

De acordo com a avaliação, a Capital paraibana é uma das únicas a divulgar microdados completos de casos de Covid-19 e vacinação. Além dela, apenas Manaus (AM) faz o mesmo. João Pessoa também está entre as cinco capitais que publicam a cobertura vacinal, tanto entre os grupos prioritários quanto na população geral, e entre as três que publicam a disponibilidade de seringas e agulhas.

Imagem ilustrativa da imagem Covid-19: João Pessoa faz busca ativa de 9 mil pessoas com segunda dose atrasada

Angélica Nunes Laerte Cerqueira

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp