João Pessoa terá transporte gratuito no segundo turno, diz Cícero

O passe livre passará a valer a partir das 6h da manhã do domingo (30) até às 20h do mesmo dia, para qualquer pessoa que deseje embarcar nos veículos.

Foto: Raniery Soares/Jornal da Paraíba

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), afirmou que será ofertado transporte gratuito para o segundo turno das eleições 2022. O passe livre passará a valer a partir das 6h da manhã do domingo (30) até às 20h do mesmo dia, para qualquer pessoa que deseje embarcar nos veículos, assegurou o gestor, em entrevista à TV Cabo Branco, nesta sexta-feira (21).

No primeiro turno, não houve gratuidade ou redução de valor das passagens de transporte público em João Pessoa. Na Paraíba, apenas Campina Grande tomou a iniciativa.

“Já conversamos com as empresas e nós vamos sim seguir a orientação do TSE no sentido de disponibilizar o transporte coletivo no dia [do segundo turno] para que o eleitor possa ter melhores condições de expressar sua vontade e o destino que ele quer para o estado da Paraíba, no nosso caso, bem como para o Brasil”, disse Cícero.

Ainda conforme Cícero, a portaria com a liberação está sendo formatada pela Procuradoria do Município e deve ser disponibilizada ainda nesta sexta-feira. “A medida também visa diminuir a interferência de alguns que usam o transporte para tentar comprar voto”, completou o prefeito.

A expectativa é de que o ato seja publicado no Diário Oficial do Município na próxima segunda-feira (24).

No dia do pleito, as empresas devem atuar com frota normal, ou seja, mantendo em circulação as 73 linhas de ônibus que funcionam em dias úteis.

Pressão de entidades

A decisão ocorre em meio a pressão de entidades, como A Rede Minha Jampa e o Projeto de Extensão da UFPB Pedagogia Urbana, pelo Passe Livre no segundo turno das eleições. As organizações entendem que a atual crise econômica agrava a vida das pessoas mais pobres, por isso, promover o transporte gratuito no dia de votação é uma maneira de garantir o acesso ao pleno direito constitucional ao voto.

A medida já foi autorizada pela maioria do Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quarta-feira (19), após o ministro Luis Roberto Barroso defender que não haja punição a prefeitos e gestores por crimes eleitorais ou de improbidade administrativa que facilitarem o acesso da população às seções eleitorais com a oferta gratuita de transporte público.