icon search
icon search
home icon Home > política > conversa política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CONVERSA POLÍTICA

Juiz manda suspender reunião para definir se PSOL mantém pré-candidatura ou apoia Cartaxo

Reunião do diretório para definir posição do partido em João Pessoa seria realizada na noite desta segunda-feira (15).

Publicado em 15/07/2024 às 17:28 | Atualizado em 15/07/2024 às 17:46


				
					Juiz manda suspender reunião para definir se PSOL mantém pré-candidatura ou apoia Cartaxo
Celso Bastista é entrevistado na Sabatina Jornal da Paraíba CBN. Katharina Moura

O juiz Ricardo da Silva Brito, da 10ª Vara Cível de João Pessoa, concedeu liminar para suspender a reunião do diretório municipal do Psol de João Pessoa que seria realizada nesta segunda-feira (15) para definir se o partido segue com a pré-candidatura de Celso Batista à prefeitura da capital.

Na decisão, o juiz determinou que o Diretório Municipal do PSOL, no prazo de 72 horas, convoque uma plenária para ouvir os seus filiados, "de modo a assegurar a toda a coletividade de filiados a se manifestarem e defenderem seus pontos de vista em relação à decisão do Partido concernente ao lançamento, ou não, de candidatura própria para o pleito municipal que se avizinha".

O magistrado também determinou que, caso haja a reunião, o Diretório Municipal se abstenha de colocar em votação e deliberação a manutenção da pré-candidatura ou coligação com outro partido e convenções, sob pena de responsabilidade e desobediência.

Racha no PSOL

A ação foi movida por uma ala de filiados favoráveis à manutenção da candidatura própria do partido, que foi homologada desde o início do ano pela instância partidária. Esta ala rejeita a tentativa de coligação com o PT, que lançou o deputado Luciano Cartaxo como pré-candidato.

Únicos dissidentes publicamente favoráveis a uma composição com o PT são os ex-candidatos a prefeito de João Pessoa, Tárcio Texeira e Victor Hugo. Os dois estiveram na plenária realizada por Cartaxo após a formalização da pré-candidatura.

“A grande maioria dos militantes, filiados e simpatizantes do PSOL em João Pessoa, desejam candidatura própria. Rejeitam a coligação com Luciano Cartaxo, por tudo que a gestão desastrosa dele representou para a cidade, tendo o PSOL de João Pessoa durante as gestões de Cartaxo, promovido firme, combativa e sistemática oposição”, destacaram Adjany Simplício (ex-candidata a Governadora em 2022 e pré-candidata a Vereadora), Zoraida Arruda e Socorro Pontes, autoras da ação.

Celso defende sua pré-candidatura

Ao Conversa Política, Celso Batista disse esperar que a pré-candidatura seja mantida. "Entendo que apesar do PT estar no nosso arco de alianças é importante mantermos a nossa pré-candidatura para fazermos o debate "Direito ao Futuro Cidades" que o Psol defende nacionalmente. E também potencializar a nossa Chapa de vereadores da Federação Psol/Rede", disse.

O pré-candidato destacou que "o Psol tem tempo de TV, espaço para debates e entrevistas e só assim, apresentando o nosso programa poderemos nos apresentar como sempre fizemos, e enfrentarmos os problemas que a cidade tem com a atual gestão, e também combatermos a direita e a extrema direita".

Ainda segundo Celso, caso a candidatura do PT ou a do Psol passe para o segundo turno, abre o diálogo nas instâncias e com os filiados e filiadas sobre o apoio ao PT ou o deles ao Psol.

Celso Bastista é entrevistado na Sabatina Jornal da Paraíba CBN

Angélica Nunes Laerte Cerqueira

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp