CONVERSA POLÍTICA
Justiça Eleitoral conclui consulta para escolha do tema institucional de 2026 nesta sexta
Iniciativa busca definir a prioridade anual entre temas como representatividade feminina, combate à desinformação e inteligência artificial.
Publicado em 18/12/2025 às 17:04

Aberta à sociedade e aos membros internos, a consulta pública para a escolha do tema anual que norteará as políticas institucionais do Tribunal em 2026 se encerra nesta sexta-feira (19).
A iniciativa integra o Plano Estratégico do TRE-PB, por meio do projeto intitulado “Políticas Institucionais com Temas Anuais” e visa institucionalizar o protocolo de escolha do assunto a ser priorizado anualmente pela Justiça Eleitoral paraibana.
A escolha, cuja liderança é exercida ativamente pela Presidência, busca garantir que as ações do Tribunal estejam alinhadas às demandas da sociedade.
Temas Sugeridos em Destaque
A votação está aberta ao público em geral, a magistrados(as), servidores(as) e demais colaboradores do TRE-PB. Entre os temas sugeridos previamente, que podem ser escolhidos ou servir de inspiração para novas sugestões, destacam-se:
Representatividade da mulher na política brasileira e combate às fraudes nas políticas afirmativas de gênero: Com um recorte de raça, o tema visa combater a sub-representação de mulheres, especialmente negras, em cargos eletivos e na estrutura partidária.
Fake News: combate à desinformação e defesa da transparência: Focado em estratégias de comunicação e transparência para fortalecer a credibilidade do processo eleitoral e da Justiça Eleitoral.
Inteligência artificial e segurança cibernética: Aborda o uso da IA para otimizar serviços e a necessidade de reforçar a segurança da informação e a integridade do processo eleitoral.
Sustentabilidade: Prioriza o estabelecimento de diretrizes de novos padrões de consumo e produção, buscando a redução do gasto público e a preservação do meio ambiente.
Como Participar
Para o público em geral, o acesso ao formulário de votação está disponível NESTE LINK. Magistrados(as), servidores(as) e demais colaboradores (efetivos, requisitados, terceirizados e estagiários) devem acessar ESTE OUTRO LINK para registrar sua participação na consulta interna.

Comentários