icon search
icon search
home icon Home > política > conversa política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CONVERSA POLÍTICA

No rastro do caso Larissa Manoela, Ruy apresenta projeto de combate à "exploração" de artistas mirins

A iniciativa assegura que 30% dos recursos pagos aos atores mirins sejam depositados em uma conta específica e monitorados por autoridades judiciais.

Publicado em 16/08/2023 às 10:14 | Atualizado em 16/08/2023 às 10:24


                                        
                                            No rastro do caso Larissa Manoela, Ruy apresenta projeto de combate à "exploração" de artistas mirins
Foto: Divulgação

No rastro da polêmica envolvendo a atriz Larissa Manoela e os pais, o deputado federal Ruy Carneiro (Podemos) apresentou um projeto na Câmara dos Deputados que visa combater a "exploração" de artistas mirins.

Em entrevista exclusiva ao programa Fantástico, da TV Globo, a atriz disse não ter controle sobre seus bens e sobre a participação societária em empresas administradas por seus pais.

Afirmou ainda que vai deixar R$18 milhões de patrimônio para os pais para ter "liberdade financeira".

O projeto de Ruy prevê um novo mecanismo de proteção às crianças e jovens se combate à exploração do trabalho infantil na produção audiovisual e nos segmentos artístico-culturais

Assegura que 30% dos recursos pagos aos atores mirins sejam depositados em uma conta específica e monitorados por autoridades judiciais.

É preciso assegurar os direitos e garantir a proteção das crianças e adolescentes que atuam em atividades culturais e artísticas. O caso recente da atriz Larissa Manoela expôs a necessidade de ampliar os mecanismos de proteção desses pequenos atores”, defendeu.

O deputado federal afirma que o trabalho infantil é proibido em grande parte dos segmentos da sociedade e é  fundamental que em situações onde exista a liberação da atividade, também sejam aplicadas regulamentações e fiscalizações mais efetivas.

"Além de evitar a exploração e exposição dessas crianças, esse projeto também assegura recursos para o futuro do menor”, afirmou.

Detalhes

O PL 3918/2023 ainda prevê que a conta criada para receber o percentual obrigatório de 30% deve ser na modalidade de renda fixa.

Esses recursos não poderão ser movimentados até que o titular complete a maioridade. O acompanhamento será realizado de forma anual pela autoridade judiciária ou sempre que for solicitada uma nova autorização para o trabalho artístico infantil.

Outros projetos 

Um outro projeto de lei para defender os interesses patrimoniais de crianças e adolescentes foi apresentado ontem (15) pelos deputados federais Pedro Campos (PSB-PE) e Duarte Júnior (PSB-MA), com base na situação vivida pela atriz e cantora Larissa Manoela.

A proposta dos parlamentares com o PL 3917/2023 é alterar o Código Civil Brasileiro (Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002) para tratar da administração de bens dos filhos menores, estabelecendo medidas que “fortaleçam a salvaguarda dos direitos e interesses dos menores de idade” em relação à administração dos bens e participação em sociedades empresariais.

O projeto prevê também que a criação de empresas e sociedades com a participação de menores de idade seja analisada previamente pelo Ministério Público, como já é feito em processos de inventários e heranças.

De acordo com o deputado pernambucano, a iniciativa se baseou em decisão da Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que reconheceu que o poder dos pais sobre o usufruto e a administração dos bens dos filhos menores de idade não é absoluto e que podem acontecer situações de abuso de direito (g1).

Imagem ilustrativa da imagem No rastro do caso Larissa Manoela, Ruy apresenta projeto de combate à "exploração" de artistas mirins

Angélica Nunes Laerte Cerqueira

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp