icon search
icon search
home icon Home > política > conversa política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CONVERSA POLÍTICA

Prefeito de Lucena, na Paraíba, exonera comissionados e corta salário de secretários por 3 meses

Em decreto publicado nesta sexta-feira (30), afirmou que é preciso estabelecer metas e rotinas eficazes na otimização do gasto público e no enfrentamento do cenário fiscal adverso, e cortar gastos com pessoal, após sinalização do TCE e do MPE.

Publicado em 01/07/2023 às 12:31


                                        
                                            Prefeito de Lucena, na Paraíba, exonera comissionados e corta salário de secretários por 3 meses

Alegando crise atual e futura com diminuição de repasses do Fundo de Participação dos Municípios da Paraíba, o prefeito de Lucena, Leo Bandeira, exonerou todos os cargos comissionados e prestadores, além de cortar salários de secretários em 20%, durante três meses.

"A título de exemplo no mês de junho, sofreu redução de 7,49% em relação ao mesmo mês do ano de 2022", afirmou.

Em decreto publicado nesta sexta-feira (30), afirma que é preciso estabelecer metas e rotinas eficazes na otimização do gasto público e no enfrentamento do cenário fiscal adverso, e cortar gastos com pessoal, após sinalização do TCE e do MPE.

Fica, a partir desta data, rescindido todo e qualquer contrato por excepcional interesse público firmado pela administração municipal, incluindo todos os órgãos e entidades da administração direta, indireta e autárquicas do Poder Executivo Municipal de Lucena/PB", diz o decreto.

Em nota, o prefeito diz que os secretários vão doar, voluntariamente, parte de seus vencimentos aos cofres públicos.

"Os Secretários Municipais, no exercício do seu múnus público de melhor atender à população, informam: resolvem, voluntariamente, acordar que todos os secretários, por unanimidade, doarão o valor correspondente a 20% (vinte por cento) dos respectivos vencimentos aos cofres públicos, pelo prazo de 3 (três) meses, para ajudar o Município a atravessar esse momento difícil, na certeza que brevemente tudo estará equilibrado e voltaremos a crescer em conjunto", diz a nota publicada no decreto.

Observações 

O gestor resolveu fazer aquela conhecida "limpa" para, depois, recolocar os que realmente deseja na gestão. Mas, se não for apenas para trocar mais do mesmo e de fato para economizar, para gerar melhoria nos serviços, a atitude será bem vista.

Talvez seja também uma necessidade, após estourar o orçamento atual já acima do limite como constatou órgãos de controle. Essa é uma hipótese levantada na cidade. O método 'coloca todo mundo na mesma régua' e evita desconforto com alguns apoiadores.

É importante lembrar que a queda na arrecadação do FPM, que deve ser provocada pela diminuição de habitantes, comprovada no Censo 2022, não é imediata e vai acontecer de maneira gradativa, a partir de janeiro de 2024, com 10% por ano.

A cidade de Lucena, no entanto, não está na lista dos 14 municípios que podem perder recursos, segundo a Famup- Federação das Associaçãos dos Municípios da Paraíba, a partir do ano que vem.  

Decreto Lucena

Imagem ilustrativa da imagem Prefeito de Lucena, na Paraíba, exonera comissionados e corta salário de secretários por 3 meses

Angélica Nunes Laerte Cerqueira

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp