CONVERSA POLÍTICA
Lula anuncia Gleisi Hoffmann na Articulação Política e Hugo Motta fala em "boa relação"
Presidente Nacional do PT foi escolhida para substituir Padilha, em meio a pressões para escolha de nome do Centrão.
Publicado em 28/02/2025 às 14:46

A presidente nacional do PT, Gleise Hoffmann será a substituta de Alexandre Padilha na Secretaria de Relações Institucionais da Presidência, pasta responsável pela articulação política do governo. A definição do presidente Lula (PT) foi anunciada nesta sexta-feira (28) pelo Palácio do Planalto.
A posse de Gleisi está marcada para 10 de março. No mesmo dia Alexandre Padilha vai assumir o ministério da Saúde, no lugar de Nísia Trindade.
Gleisi chegou a ser cotada para assumir a Secretaria-Geral da Presidência, porém Lula optou por escalar a aliada na Secretaria de Relações Institucionais, apesar de conselhos de aliados para que indicasse alguém do Centrão para o lugar de Padilha.
O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos), afirmou que "sempre teve boa relação" com Gleisi. Davi Alcolumbre (União-AP), presidente do Senado, desejou "muito sucesso" à nova ministra da articulação política.
Ambos foram comunicados por Lula da escolha da deputada para a Secretaria de Relações Institucionais.
Declarações de Lula e Gleise
Em uma rede social, Lula comentou a escolha de Gleisi para a Secretaria de Relações Institucionais, afirmando que a parlamentar "vem para somar".
"A companheira e deputada federal Gleisi Hoffmann vai integrar o governo federal. Vem para somar na Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, na interlocução do Executivo com o Legislativo e demais entes federados. O Alexandre Padilha assumirá o Ministério da Saúde. Bem-vinda e bom trabalho", declarou o petista.
Também em uma rede social, Gleisi disse que recebe o convite com "imensa responsabilidade" e que seguirá "dialogando" com partidos e lideranças.
"É com este sentido que seguirei dialogando democraticamente com os partidos, governantes e lideranças políticas, como fiz nas posições que ocupei no Senado Federal, na Câmara dos Deputados, na Casa Civil, na Diretoria de Itaipu e, atualmente, na presidência do PT", afirmou.
Comentários