icon search
icon search
home icon Home > política > conversa política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CONVERSA POLÍTICA

Lula terá "missão gigantesca" para acabar com orçamento secreto, avalia João

O governador reeleito da Paraíba, João Azevêdo (PSB), disse que Lula, como presidente eleito, também terá que reconstruir uma relação republicana dos estados com o governo federal, perdida durante a gestão Bolsonaro. 

Publicado em 31/10/2022 às 12:10


                                        
                                            Lula terá "missão gigantesca" para acabar com orçamento secreto, avalia João
Foto: reprodução/GloboNews

O governador reeleito da Paraíba, João Azevêdo (PSB), disse nesta segunda-feira (30) que Lula, como presidente eleito, terá uma "missão gigantesca" para restabelecer o caráter público do orçamento e reconstruir uma relação republicana dos estados com o governo federal, perdida durante a gestão Bolsonaro.

Durante esses últimos quatro anos, tivemos constantemente uma disputa entre o governo federal e estados, numa transferência muitas vezes de responsabilidade. Isso eu tenho certeza que o presidente Lula fará, no sentindo de que essa harmonia entre os governadores e a presidência da República se restabeleça, numa relação republicana realmente necessária", avaliou João, em entrevista exclusiva à GloboNews.

João Azevêdo destaca que um dos pontos que precisam ser revisto é o tamanho e a força do Congresso Nacional na definição do destino do orçamento da União e defende que o recurso retorne à gestão do governo federal para que este administre diretamente com os gestores estaduais.

"É preciso recuperar esse orçamento para que o poder executivo tenha condições de executar planos, projetos para gerar investimento no Brasil. Sem isso ficará muito difícil governar o país, onde o congresso detém mais de R$ 20 bilhões para definir onde quer investir. Na verdade esses recursos deveria estar com o governo federal definindo junto com os estado para onde ele deveria ir", comentou o governador.

Novo mandato

Na entrevista, João Azevêdo fez uma avaliação do seu primeiro mandato e elencou o que será prioridade da sua gestão nos próximos quatro anos.

O governador disse que no primeiro mandato a Paraíba sofreu com a pandemia e alguns programas que a sua gestão pretendia implantar foram sobrestrados. Ainda assim, avalia, houve avanços na saúde, reconhecimento do IPEA pela gestão na pandemia e o governo estadual conseguiu implantar um programa de segurança alimentar forte e de geração de mais de meio milhão de empregos.

O estado está arrumado em sua gestão fiscal e essa capacidade de fazer investimentos constantemente é o que tem feito o estado atrair cada vez mais empresas", afirmou.

Para o futuro, João disse que o foco será, sobretudo, no turismo e no fomento à energias renováveis, dois grandes potenciais econômicos que a Paraíba detém. " O estado esta preparado para atrair mais negócios, tiramos um projeto de 30 anos do papel, que é o Pólo Turístico Cabo Branco, já começaram a construção de dois resorts numa área belíssima, que será nosso foco: cuidar das pessoas primeiramente, mas fazendo investimento na área do turismo e na geração de energias.

Imagem ilustrativa da imagem Lula terá "missão gigantesca" para acabar com orçamento secreto, avalia João

Angélica Nunes Laerte Cerqueira

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp