CONVERSA POLÍTICA
Sem discurso: Lula não fala em primeira visita à Paraíba como presidente
O presidente Lula (PT) praticamente entrou mudo e saiu calado no período de duas horas e meia em que esteve em solo paraibano nesta quarta-feira (22).
Publicado em 22/03/2023 às 12:50
O presidente Lula (PT) praticamente entrou mudo e saiu calado no período de duas horas e meia em que esteve em solo paraibano nesta quarta-feira (22), para a inauguração do primeiro parque híbrido éolico e solar do Brasil. Foi a primeira visita ao estado desde agosto do ano passado, quando ainda sequer era candidato.
Acompanhado da esposa, Janja, Lula desembarcou em Campina Grande às 9h. Veio de uma comitiva restrita a dois ministros (Luciana Santos, da Ciência e Tecnologia; e Alexandre Silveira, Minas e Energia) e cinco parlamentares paraibanos.
No aeroporto João Suassuna foi recebido pelo governador João Azevêdo (PSB) e pelo prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (PSD). Não falou com a imprensa nem com outras pessoas que esperavam um momento com o presidente.
Lula embarcou em um helicóptero logo em seguida com destino ao evento de lançamento do Parque Chafariz, em Santa Luzia, no sertão paraibano.
A agenda foi rápida e durou menos de 30 minutos, com discursos apenas dos representantes do empreendimento, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e do governador João Azevêdo.
A tão esperada fala de Lula ficou como ato final silencioso no evento. Havia expectativa de anúncios para o povo paraibano, que contribuiu para a sua eleição sobre o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Apelos da Paraíba
Esperava-se também uma resposta aos apelos de João Azevêdo que, na condição de presidente do Consórcio Nordeste, voltou a cobrar que as ações entre governo federal e estaduais sejam convergentes na política de investimentos de empresas na área de energia renovável, ao qual a região tem grande potencial.
"Principalmente no que se refere ao tempo de implantação, que linhas de transmissão sejam implantadas ao mesmo tempo que se implanta os parques, para que a gente possa usufruir de uma riqueza tão extraordinária", reforçou o governador.
João Azevêdo destacou que a Paraíba já tem 164 parques eólicos e 152 parques solares, entre os que já estão em operação e em construção. "Hoje, a Paraíba tem aproximadamente 70 municípios que estão praticamente sem condições de receber novos investimentos, porque precisamos, sim, colocar na mesa, todo o setor que trata de energias, pra gente poder discutir a expansão das nossas redes aqui, de distribuição", afirma.
Agenda em Pernambuco
Após agenda em Santa Luzia, Lula volta para Campina Grande e segue para Recife, Pernambuco. A previsão é que ele deixe a Paraíba por volta das 13h.
Em Recife, Lula tem como principal compromisso retomar, com uma nova versão, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). O petista também participa de uma reunião no Palácio do Campo das Princesas com a governadora Raquel Lyra (PSDB).
Comentários