icon search
icon search
home icon Home > política > conversa política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CONVERSA POLÍTICA

Prefeita de Mamanguape anuncia cancelamento da festa da cidade e aponta motivo

Através de decreto, publicado nesta segunda-feira (2), a prefeita Eunice Pessoa determinou a redução de uma série de gastos com pessoal e o cancelou das festas programadas para a cidade. 

Publicado em 03/10/2023 às 11:12


                                        
                                            Prefeita de Mamanguape anuncia cancelamento da festa da cidade e aponta motivo
Foto: divulgação/PMM

A Prefeitura de Mamanguape, no Litoral Norte da Paraíba, entrou a onda de 'cortar na carne' para conter as despesas do município. Através de decreto, publicado nesta segunda-feira (2), a prefeita Eunice Pessoa determinou a redução de uma série de gastos com pessoal e o cancelou das festas programadas para a cidade.

A medida, segundo a prefeita, foi diante da queda de repasses no FPM, da arrecadação de ICMS e "bloqueios de demandas judiciais", oriundas de gestões anteriores.

Precisamos dar continuidade às obras que estão em andamento e já estão aprovadas para realização, além de atender a população e manter funcionando a educação, saúde, social, infraestrutura e diversos serviços essenciais à sociedade", afirma a prefeita em vídeo publicado em suas redes sociais.

Redução de gastos

Pelo decreto, ficam reduzidos em 20% os salários da prefeita, do vice-prefeito, dos secretários e adjuntos, compreendendo também, por equiparação, os cargos de procurador geral do Município e de superintendente de trânsito do município.

Também foram suspensos em 100% os valores das gratificações e reduzidos em 30% o custeio das Secretarias Municipais com supressão nos contratos administrativos e outras despesas ordinárias.

Na vigência das medidas, também estão suspensas novas nomeações de servidores, novos afastamentos, férias, licenças-prêmio ou cessões de servidores com ônus para o município, proibida a concessão de diárias a servidores municipais, excetuando-se às destinadas aos deslocamentos de estrita necessidade.

Sem festas

A festa de emancipação política da cidade, que estava marcado para o próximo dia 24 de outubro, também foi suspensa. “Não vamos ter a festa de emancipação da cidade por conta de despesas. Estamos tendo uma redução de receitas frequentemente. Então queria anunciar que nós não vamos ter festa esse ano”, comentou a prefeita, em vídeo publicado em suas redes sociais.

Além de cancelar a festa da cidade, o decreto suspende, de modo geral, gastos com eventos, viagens, recepções, solenidades e passagens aéreas; concessão de ajudas e incentivos, culturais, religiosos ou esportivos, inclusive transporte.

Outros cortes

Os veículos da frota municipal deverão ser recolhidos até as 18:00hs, preferencialmente nas dependências dos órgãos municipais, excetuado, os casos estritamente necessários e previamente autorizados pelo superior hierárquico.

O anúncio das medidas foi feito em reunião realizada com os secretários municipais na tarde de segunda-feira pela prefeita Eunice Pessoa. As medidas terão validade de 90 dias e já estão em vigor desde a data da publicação, com efeito para toda a gestão municipal.

Justificativa da prefeita

De acordo com a prefeita, o ato possui natureza provisória e fundamenta-se na necessidade de redução de despesas de custeio no âmbito dos órgãos que compõem a Administração Municipal. "O intuito da gestão é honrar o compromisso com o equilíbrio fiscal do Município, balanceando receitas e despesas, e assegurando a manutenção da prestação dos serviços públicos, das políticas sociais de qualidade e a manutenção do pagamento dos servidores públicos municipais rigorosamente em dia", afirmou, através da assessoria.

Segundo Eunice, o município tem enfrentado constantes quedas nos repasses de transferências de recursos federais, principalmente no FPM, como em todo país e, os royalties chegam a percentuais que podem comprometer a folha dos servidores, fornecedores e outros gastos da administração.

Além da redução em repasses, a prefeitura de Mamanguape sofre com bloqueios mensais para pagamentos de parcelamento da Previdência e Precatórios deixados por gestões anteriores, como este ano (2023), até setembro, o valor já chegou a R$ 3.828.153,00.

Imagem ilustrativa da imagem Prefeita de Mamanguape anuncia cancelamento da festa da cidade e aponta motivo

Angélica Nunes Laerte Cerqueira

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp