icon search
icon search
home icon Home > política > conversa política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CONVERSA POLÍTICA

MP quer embargar obra na orla de Cabedelo que fere a Lei do Gabarito

O prédio residencial está quase finalizado e tem altura superior em 2,72m ao valor permitido em lei.

Publicado em 19/02/2025 às 16:46 | Atualizado em 19/02/2025 às 17:14


				
					MP quer embargar obra na orla de Cabedelo que fere a Lei do Gabarito
Divulgação/Google

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) quer que a Prefeitura de Cabedelo fiscalize e embargue a construção que teria ultrapassado a altura permitida por 'Lei do Gabarito', prevista na Constituição do Estado.

Segundo uma vistoria do Núcleo de Apoio Técnico (NAT), o prédio residencial, localizado na Praia de Areia Dourada, deveria ter no máximo 24,75 metros, mas já chegou a 27,47 metros. A diferença é de 2,72m a mais do que o valor permitido.

A edificação já possui sua superestrutura finalizada, sendo possível aferir a altura de 27,47m, medida superior em 2,72m ao valor permitido. Concluímos, portanto, que a construção da edificação não atende à Lei do Gabarito e não cumpre a Constituição do Estado da Paraíba”, explicou a promotora de Justiça Renata Carvalho da Luz.

A promotora solicitou que a Prefeitura verifique a irregularidade e, em até sete dias, embargue a obra e impeça novos avanços. Se a altura extra comprometer o projeto, pode ser necessária a demolição parcial.

Além disso, o MPPB abriu um procedimento solicitando ao procurador-geral de Justiça, Antônio Hortêncio Rocha Neto, para avaliar se a legislação municipal sobre construções está de acordo com a Constituição Estadual.

Ao Conversa Política, a prefeitura de Cabedelo informou que já está ciente da recomendação do Ministério Público da Paraíba (MPPB) sobre possíveis violações à Lei do Gabarito no município e que iniciará, através da Secretaria de Uso e Ocupação do Solo, o processo de fiscalização não só da referida obra, mas de todas as obras da área que tenha a mesma limitação legal.

"Caso as irregularidades sejam comprovadas, o município adotará todas as medidas legais pertinentes, incluindo o embargo", concluiu a nota.

Construtora também será notificada

A construtora Oca, responsável pelo condomínio Wave, também será notificada e terá 10 dias para explicar a diferença entre o projeto aprovado e o que foi construído.

O Conversa Política tentou contato com a empresa e aguarda retorno.

Inquérito do MP

A solicitação do MP foi feita na manhã desta quarta-feira (19), após uma audiências com representantes do Município de Cabedelo, para tratar sobre inquéritos civis que apuram se as construções da cidade estão em conformidade com a Lei do Gabarito.

De acordo com a Promotoria de Justiça, uma vistoria preliminar feita pelo NAT constatou que, pelo menos, um prédio está acima da altura máxima permitida para a área.

Imagem ilustrativa da imagem MP quer embargar obra na orla de Cabedelo que fere a Lei do Gabarito

Angélica Nunes Laerte Cerqueira

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp