CONVERSA POLÍTICA
Opinião: na Quaest, liderança de Cícero impõe desafio grande a adversários
Com mais de 53% das intenções, Cícero, agora, trabalhará para evitar uma mudança de comportamento do eleitor nos próximos dias.
Publicado em 28/08/2024 às 10:40
A pesquisa Quaest, divulgada, ontem (27), pela TV Cabo Branco, com um termômetro eleitoral desse momento, pouco mais de dez dias após o fim do registro de candidaturas, trouxe números que surpreenderam até os apoiadores de Cícero Lucena (PP), candidato à reeleição.
Com mais de 53% das intenções, Cícero, agora, trabalhará para evitar uma mudança de comportamento do eleitor nos próximos dias, quando começa o guia eleitoral, com um mês de inserções no rádio e na tv. A tese é de perda mínima e estratégia para estancar qualquer avanço dos opositores.
O desafio é sem dúvida, grande, dos seus adversários, Luciano Cartaxo, do PT (12%), Ruy Carneiro, do Podemos (11%), empatados tecnicamente na margem de erro, de 3 pontos percentuais.
Contra eles, a baixa rejeição de Cícero, 25%; a avaliação do governo, 62%; e a porcentagem de eleitores que dizem que ele deve continuar na gestão, 65%.
Mas não é jogo ganho. Atrás dos números positivos, alguns alertas.
Na pesquisa espontânea, quando não se diz o nome dos candidatos, 57% disseram que estão indecisos. Ou seja, ainda há muito chão.
Outro número que vale ficar de olho: 45% dos entrevistados estão dispostos a mudar de voto ainda. Contra 54 que não mudam.
Sem falar que estamos no início da campanha. E, apesar de curta, é intensa e não há dúvida que fatos novos podem aparecer.
Cartaxo, Ruy e Queiroga já demonstraram que sabem atacar. Mas vão precisar de mais: precisam convencer o eleitor de que merecem, que vale a pena tirar Cícero da gestão, bem avaliada, segundo os números.
Cartaxo já foi prefeito e terá que dizer que pode entregar mais do que entregou. Ruy, já bem conhecido, corre também para dizer que a continuidade é maléfica e Queiroga precisa fazer tudo isso e ainda se apresentar, ser conhecido além da bolsa bolsonarista.
Dados da pesquisa
A pesquisa foi realizada entre os dias 24 e 26 de agosto de 2024. Foram entrevistados 852 eleitores de João Pessoa. A margem de erro estimada é de 3 (três) pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.
O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral.
A pesquisa foi contratada pela TV Cabo Branco e foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo TSE: PB-08301/2024.
Veja também: Pesquisa Quaest: governo João Azevêdo é aprovado por 50% e Lula por 37%
Comentários