CONVERSA POLÍTICA
OPINIÃO: secretarias de Revitalização do Centro de JP e de Zeladoria são uma boa iniciativa
Apesar de nascerem com DNA da acomodação política, se funcionarem, as ações das pastas serão importantes para enfrentar problemas crônicos da cidade.
Publicado em 21/02/2025 às 10:22 | Atualizado em 21/02/2025 às 13:54

O prefeito Cícero Lucena (PP) criou no início deste segundo mandato mais três secretarias.
Foram aprovadas a Secretaria Municipal de Preservação, Revitalização e Inovação do Centro Histórico (Inovacentro), Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Zeladoria (Sesuz) e Secretaria Municipal de Cuidado e Proteção Animal.
Elas nascem sob a justificativa da necessidade de dar um olhar especial e focado às áreas específicas da cidade.
Mas, todos nós sabemos, que também são uma realidade porque havia uma pressão para acomodar aliados políticos que fizeram campanha no projeto de reeleição do prefeito.
Independentemente deste segundo motivo, havia uma necessidade real para a ação.
Gostaria de focar nas duas primeiras: Revitalização e Zeladoria. É que elas chegam para tentar resolver problemas escancarados: o abandono ou falta de ação sustentável para o Centro Histórico de João Pessoa e a falha na zeladoria/cuidado com os espaços públicos da cidade.
Dito isso, a conclusão é: se funcionarem, serão muito importantes para resolver, de vez, problemas crônicos da capital.
O alerta é sempre para o custo de mais três pastas para os cofres públicos. O que será feito efetivamente para justificar a existência? Quais os ajustes que serão feitos em outras áreas para adequar ao aumento significativo na folha? O TCE pode focar nessas questões.
Expectativas
No caso do Centro, o secretário escolhido foi Thiago Lucena, que sempre foi um ativista da causa. O vereador sempre pensou o Centro Histórico de João Pessoa como um célula de inovação para revitalização sustentável. Tem projetos, tem caminhos e sempre esbarrou nos muros da política pequena.
Tem toda autoridade e capacidade de fazer uma revolução, se a prefeitura deixar, se derem espaço, recursos e condições.
O risco é ficar preso à burocracia, sem apoio incondicional das autoridades da cidade e do estado. Se fracassar, será politicamente péssimo. Por isso, a luta é maior.
A secretaria tem a finalidade de coordenar, planejar e implementar políticas públicas voltadas à preservação, revitalização urbana, desenvolvimento econômico, inovação tecnológica e valorização cultural do Centro Histórico. A ver o que vai acontecer.
Zeladoria
Em uma conversa antes da entrevista ao JPB1, na campanha eleitoral, alertamos ao prefeito Cícero Lucena sobre a necessidade de fortalecer a zeladoria. É que não adianta fazer parques, fazer praças, revitalizar espaços públicos sem uma equipe para cuidar e fazer uma manutenção periódica.
A conversa surgiu após um elogio ao Parque da Três Ruas, que revolucionou a área, porém, basta alguns meses de descuido para o sumiço dos frequentadores.
Sem olhar atento e permanente, virarão espaços degradados e/ou abandonados.
Não faltam exemplos pela cidade. Lagoa, Praça da Independência, Parques Parahybas, Estação Cabo Branco. E vem aí o Parque do Aeroclube, Cuiá, além de praças em vários bairros. Se não tiver ação permanente e planejada, tudo se perde.
A nova secretaria de Serviços Urbanos e Zeladoria (Sesuz), que será comandada por Rinaldo Maranhão, visa modernizar e estruturar de forma eficiente os serviços urbanos, garantindo celeridade e eficácia na manutenção, recuperação e conservação dos espaços e bens públicos.
Mais uma vez é acompanhar.
Proteção Animal
A Secretaria Municipal de Cuidado e Proteção Animal será responsável por articular políticas públicas integradas e supervisionar ações de proteção animal e de conscientização, além de garantir o cumprimento das normas de bem-estar animal. A pasta vai ser comandada pelo vereador Guga Pet.
Comentários