CONVERSA POLÍTICA
Primeiro lote da vacina Janssen chega à Paraíba na sexta-feira, afirma secretário
Publicado em 22/06/2021 às 11:34 | Atualizado em 30/08/2021 às 18:08
Por ANGÉLICA NUNES e LAERTE CERQUEIRA
O primeiro lote com 1,5 milhão de doses da vacina da Janssen compradas pelo Ministério da Saúde chegou nesta terça-feira (22) ao Brasil. De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros, em entrevista à TV Cabo Branco, os imunizantes só devem chegar à Paraíba na sexta-feira (25).
A expectativa inicial era de que fossem enviadas 52,6 mil doses da Janssen ao estado, mas esse total deve cair pela metade. Isso porque ao invés do lote com 3 milhões de doses o Brasil recebeu apenas 1,5 milhão. O contrato do governo federal com a farmacêutica prevê a entrega de um total de 38 milhões de doses.
A Janssen tem a vantagem de ser dose única, diferentemente de outras vacinas, e é aguardada com expectativa pela população com mais de 18 anos sem comorbidades.
Ao receber as vacinas, no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga disse que, com "certeza", todos os adultos receberão até setembro ao menos uma dose. "É a esperança de pôr fim ao caráter pandêmico dessa doença", disse.
De acordo com o Ministério da Saúde, este primeiro lote pode ser usado até agosto. A Janssen pode ser armazenada por pelo menos 3 meses, em temperaturas de 2°C a 8°C, equivalente a geladeiras normais. Em temperaturas de -20°C ela fica estável por 2 anos.
Comentários