icon search
icon search
home icon Home > política > conversa política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CONVERSA POLÍTICA

Paraíba vai receber mais de 32 mil remédios do 'kit intubação' para tratar covid-19

Publicado em 16/04/2021 às 11:19 | Atualizado em 22/06/2023 às 14:06

Por ANGÉLICA NUNES e LAERTE CERQUEIRA

A Paraíba vai receber 32.882 medicamentos do chamado 'kit intubação', destinado aos pacientes internados em tratamento de covid-19. Os remédios começaram a ser entregues pelo Ministério da Saúde nesta sexta-feira (16), mesmo dia em que o ministro Marcelo Queiroga desembarca na Paraíba para visitas institucionais em João Pessoa, Campina Grande e Patos.

O 'kit Intubação' inclui: 375 unidades de Fentanila, que é usada para Analgesia; 6.278 Cisatracúrio, que atua como bloqueador neuromuscular, além de dois tipo de remédios para sedação - 6.131 Propofol e 20.098 Midazolam.

“A obrigação de adquirir esses medicamentos é de estados e municípios. Todavia, estamos em uma emergência pública internacional e nós temos que tomar as providências necessárias para assegurar o abastecimento em todo o país, principalmente em municípios menores que não têm condições de compra”, afirmou Queiroga.

Ao todo serão 2,3 milhões de medicamentos a serem distribuídos em todo o país. Os insumos foram adquiridos na China e doados ao governo federal por empresas como a Petrobras, Vale, Engie, Itaú Unibanco, Klabin e Raízen. A expectativa do governo federal é que em menos de 48 horas os medicamentos sejam distribuídos para todos os estado. 

“Com esta doação, nós conseguimos garantir, conforme os dados enviados, pelo menos 10 dias de abastecimento em relação ao bloqueador neuromuscular, analgesia e sedação por midazolam, e 15 dias com propofol. O estado é o responsável, junto aos municípios, para fazer a redistribuição em sua própria rede assistencial”, ressaltou o secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (SCTIE), Hélio Angotti Neto.

Os hospitais do SUS são os primeiros da lista a receber os kits. São eles que definem o consumo médio mensal e os seus estoques aos estados – informações essenciais para orientar, na ponta, os critérios de divisão dos lotes de medicamentos entre os entes federativos.

Imagem ilustrativa da imagem Paraíba vai receber mais de 32 mil remédios do 'kit intubação' para tratar covid-19

Angélica Nunes Laerte Cerqueira

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp