icon search
icon search
home icon Home > política > conversa política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CONVERSA POLÍTICA

Paraibana Rejane Nóbrega vai coordenar Escritório do Ministério da Cultura na Paraíba

O nome dela foi referendado pelo deputado federal Luiz Couto e pela Direção Estadual do PT, representada pelo presidente Jackson Macedo.

Publicado em 03/06/2023 às 9:46 | Atualizado em 03/06/2023 às 14:02


                                        
                                            Paraibana Rejane Nóbrega vai coordenar Escritório do Ministério da Cultura na Paraíba

A gestora cultural Rejane Nóbrega foi nomeada, ontem (2), como coordenadora do Escritório do Ministério da Cultura na Paraíba. A portaria de nomeação saiu no Diário Oficial da União (DOU) e foi assinada por Márcio Tavares, ministro substituto, na pasta liderada por Margareth Menezes.

Ela atua no meio há mais de 30 anos e já trabalhou no próprio MinC, em Brasília, assessorando a direção do órgão em políticas públicas de promoção da cultura popular.

Ao Conversa Política, Rejane afirmou que essses escritórios estarão presentes nas 27 estados, representando o Ministério, participando da implantação das políticas culturais e dialogando com as instituições e empresas que têm atuação na área.

"Também um diálogo constante com o movimento social, os trabalhadores e trabalhadoras da cultura e toda cadeia produtiva da cultura. O escritório terá um papel receptivo dos projetos que serão apresentados. Ontem, mesmo o pessoal do hip-hop já me procurou para ter uma conversa", afirmou.

De acordo com Rejane, o escritório terá pelo menos três servidores e consultoria e vai ficar, provavelmente, em uma uma sala no Centro Histórico de João Pessoa. "Estamos procurando. Já temos algumas tratativas iniciais com a SPU (Superintendência do Patrimônio da União) para ver se a gente consegue um prédio que se adeque a necessidade da equipe inicial e para que a gente também possa atender as pessoas, os movimentos culturais", destacou ao Conversa Política.

Ela registrou ainda que um dos focos centrais, de imediato, mesmo sem ter a sede fixa, é a implementação e execução da Lei Paulo Gustavo, no estado, que traz para Paraíba R$ 80 milhões.

E a gente precisa fazer com que esse recurso chegue até os fazedoras e fazedores de cultura (...) E, paralelamente, na articulação do Sistema Nacional de Cultura, por meio dos sistemas municipais e estaduais, que é um instrumento de democratização, de organização da cultura no Brasil. É uma institucionalização da cultura. Porque é uma lei, vira lei, estabelece planos de cultura, planejamento, estabelece fundo para os planos de cultura e conselhos, que são as instâncias de articulação entre a população e o poder público", explicou.

Rejane Nóbrega é pesquisadora, produtora, consultora e artista plástica. Nasceu em Bananeiras e chega ao cargo depois de uma indicação da própria Secretaria de Comitês do Ministério, Roberta Cristina Martins. O nome dela foi referendado pelo deputado federal Luiz Couto e pela Direção Estadual do PT, representada pelo presidente Jackson Macedo.

Imagem ilustrativa da imagem Paraibana Rejane Nóbrega vai coordenar Escritório do Ministério da Cultura na Paraíba

Angélica Nunes Laerte Cerqueira

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp