CONVERSA POLÍTICA
Paraibana Rejane Nóbrega vai coordenar Escritório do Ministério da Cultura na Paraíba
O nome dela foi referendado pelo deputado federal Luiz Couto e pela Direção Estadual do PT, representada pelo presidente Jackson Macedo.
Publicado em 03/06/2023 às 9:46 | Atualizado em 03/06/2023 às 14:02
A gestora cultural Rejane Nóbrega foi nomeada, ontem (2), como coordenadora do Escritório do Ministério da Cultura na Paraíba. A portaria de nomeação saiu no Diário Oficial da União (DOU) e foi assinada por Márcio Tavares, ministro substituto, na pasta liderada por Margareth Menezes.
Ela atua no meio há mais de 30 anos e já trabalhou no próprio MinC, em Brasília, assessorando a direção do órgão em políticas públicas de promoção da cultura popular.
Ao Conversa Política, Rejane afirmou que essses escritórios estarão presentes nas 27 estados, representando o Ministério, participando da implantação das políticas culturais e dialogando com as instituições e empresas que têm atuação na área.
"Também um diálogo constante com o movimento social, os trabalhadores e trabalhadoras da cultura e toda cadeia produtiva da cultura. O escritório terá um papel receptivo dos projetos que serão apresentados. Ontem, mesmo o pessoal do hip-hop já me procurou para ter uma conversa", afirmou.
De acordo com Rejane, o escritório terá pelo menos três servidores e consultoria e vai ficar, provavelmente, em uma uma sala no Centro Histórico de João Pessoa. "Estamos procurando. Já temos algumas tratativas iniciais com a SPU (Superintendência do Patrimônio da União) para ver se a gente consegue um prédio que se adeque a necessidade da equipe inicial e para que a gente também possa atender as pessoas, os movimentos culturais", destacou ao Conversa Política.
Ela registrou ainda que um dos focos centrais, de imediato, mesmo sem ter a sede fixa, é a implementação e execução da Lei Paulo Gustavo, no estado, que traz para Paraíba R$ 80 milhões.
E a gente precisa fazer com que esse recurso chegue até os fazedoras e fazedores de cultura (...) E, paralelamente, na articulação do Sistema Nacional de Cultura, por meio dos sistemas municipais e estaduais, que é um instrumento de democratização, de organização da cultura no Brasil. É uma institucionalização da cultura. Porque é uma lei, vira lei, estabelece planos de cultura, planejamento, estabelece fundo para os planos de cultura e conselhos, que são as instâncias de articulação entre a população e o poder público", explicou.
Rejane Nóbrega é pesquisadora, produtora, consultora e artista plástica. Nasceu em Bananeiras e chega ao cargo depois de uma indicação da própria Secretaria de Comitês do Ministério, Roberta Cristina Martins. O nome dela foi referendado pelo deputado federal Luiz Couto e pela Direção Estadual do PT, representada pelo presidente Jackson Macedo.
Comentários