CONVERSA POLÍTICA
Pesquisa revela que 895 mil paraibanos não possuem celular e 359 mil não têm internet no aparelho
Publicado em 14/04/2021 às 15:08 | Atualizado em 30/08/2021 às 18:58
Por LAERTE CERQUEIRA e ANGÉLICA NUNES
Os governos anunciam pagamento de auxílio emergencial pelo aplicativo de celular, agendamento de vacinas na palma da mão, facilidades da "modernidade", mas parecem desconhecer a realidade da própria população. Um mundo paralelo, que exclui cada vez mais, ao invés de incluir, e que dificulta o acesso aos direitos.
Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD C) divulgados, hoje (14), pelo IBGE, sobre a posse de celular revelam que 25,8% da população paraibana com mais de 10 anos de idade não têm celular para uso pessoal. Isso representa 895 mil pessoas.
A pesquisa indica ainda que a posse de celular para uso pessoal, entre as pessoas de 10 anos ou mais de idade, era mais comum nos grupos que tinham o nível superior completo, 97,8%; o superior incompleto, 96,9%; e o médio completo 92,3%.
Por outro lado, era menos frequente entre aqueles que não tinham instrução e contavam com o fundamental incompleto, 58,6%.
Região Metropolitana de João Pessoa
Na Região Metropolitana de João Pessoa, de 1,13 milhões de habitantes, 225 mil não possuíam celular pra uso pessoal. O que representa quase 20% dos habitantes com mais de 10 anos não possuem celular, registra a pesquisa do IBGE.
Segundo o levantamento, em 2019, na Paraíba, o rendimento real médio mensal per capita dos domicílios em que havia telefone móvel celular era de R$ 937.
Mas se a situação já é penosa onde tem celular, dá para imaginar que a renda per capita das casas sem aparelho é bem menor.
Os números servem de recado para os governantes: uma fatia significativa da população não tem aparelho, nem muito menos smartphone para fazer um pix, pagar as contas com transferência.
Boa parte também não tem como fazer o agendamento da segunda dose de uma vacina pelo "aplicativo", quando funciona.
Muita gente sem internet também
Entre os 74% que têm o aparelho celular, 14% não tinham acesso à internet por celular para uso pessoal na Paraíba. Em números absolutos, 359 mil paraibanos
Na Região Metropolitana de João Pessoa, dos 80% que têm um celular, pouco mais de 10% só usam para ligação porque não tem conexão via internet. Ou seja, 92 mil pessoas.
Aparelho e serviços caros
Entre os que não tinham aparelhos celulares, foi perguntado o motivo e 30% na Paraíba disseram que o aparelho e o serviço eram caros. Na região metropolitana, 35% alegaram também alegaram esse motivo.
1. Pessoas que têm celular para uso pessoal
2. Escolaridade da pessoas que têm celular para uso pessoal
3. Motivos de não ter celular
4. Rendimento per capita nas casas onde têm celular
5. Acesso à internet
Comentários