CONVERSA POLÍTICA
Pessoas com mais renda se dizem mais otimistas com futuro, aponta Ipec
Os dados estão na nova pesquisa Ipec com intenções de votos para governo, senado e presidente, divulgadas esta semana pelas TVs Cabo Branco e Paraíba.
Publicado em 25/09/2022 às 11:24
Mais da metade (60%) dos eleitores da Paraíba que recebem mensalmente mais de dois salários mínimos se diz otimista ou muito otimista com o futuro do país. Os dados estão na nova pesquisa Ipec com intenções de votos para governo, senado e presidente, divulgadas esta semana pelas TVs Cabo Branco e Paraíba. Neste recorte, os mais pessimistas (37%) são os que declararam pessimista (22%) ou muito pessimista (15%).
A média estadual é que 46% estão otimistas (6%) ou muito otimismo (36%), enquanto os pessimistas ou muito pessimistas somam 32%. Já os que nem otimista e nem pessimistas chegam a 16% e 10% disseram não saber ou não quiseram responder como se sentem em relação ao futuro.
Quando o recorte é de gênero, as mulheres estão entre os mais pessimistas ou muito pessimistas. Elas são 33% enquanto eles somam 32%. Na outra ponta, os homens são os que estão mais otimistas, representam um universo de 47% dos entrevistados, e dentre as mulheres 37% disseram estar otimista ou muito otimista com o futuro.
Em relação à religião, os mais pessimistas (24%) são pessoas que declararam não ser nem católica nem evangélica. No universo dos que declararam estar otimistas, os evangélicos são os maioria (41%).
Avaliação dos candidatos
A segunda pesquisa Ipec com as intenções de voto para o governo da Paraíba, divulgada pelas TVs Cabo Branco e Paraíba, também traz informações sobre o eleitorado dos candidatos entre os que ganham mais de 2 salários mínimos, entre 1 e d2 salários e até 1 salário. O candidato à reeleição, João Azevêdo (PSB), tem um melhor desempenho entre os que ganham mais de 2 salários mínimos, chega a 38%. Três pontos percentuais a mais do que a intenção geral: 35%, de acordo com a pesquisa.
A pesquisa
A pesquisa foi realizada entre os dias 19 e 21 de setembro de 2022. Foram entrevistados 800 votantes. A margem de erro máxima estimada é de 3 (três) pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro. A pesquisa registrada no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba sob o protocolo Nº PB01979/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo Nº BR-03015/2022.
Ipec
O Ipec – Inteligência em Pesquisa e Consultoria LTDA é o instituto criado por ex-executivos do Ibope Inteligência, que encerrou as atividades.
Comentários