CONVERSA POLÍTICA
Aprovados no concurso da Polícia Civil da Paraíba cobram convocação para Curso de Formação
A convocação dos primeiros 513 aprovados deveria acontecer no dia 08 de fevereiro. Não aconteceu e a nova data é uma incógnita.
Publicado em 17/02/2023 às 15:56 | Atualizado em 17/02/2023 às 17:47
Aprovados no último concurso da Polícia Civil da Paraíba iniciaram uma campanha massiva nas redes sociais cobrando que o governo do estado inicie a convocação das turmas para o Curso de Formação e, em seguida, efetue a nomeação.
A previsão do governo, de acordo Orçamento de 2023, é que, este ano, 1400 novos policiais civis sejam nomeados.
Ao Conversa Política, o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social do Estado Da Paraíba, Jean Nunes, informou que "o concurso está seguindo o trâmite normal, dentro do cronograma e das possibilidades de atraso em razão de recursos dos próprios concursados. A Polícia Civil já tem um cronograma de chamamento que será divulgado em breve com a aquiescência da Comissão do Concurso formada por membros da Polícia Civil, Secretaria de Segurança, Secretaria de Administração, Ministério Público e OAB. Tudo este sendo feito seguindo a legalidade, atendendo aos ditames do Edital e buscando a celeridade determinada pelo Governador".
São 513, numa primeira turma; 485 numa segunda; e 402 aprovados, numa terceira convocação.
Os cargos são: delegado, escrivão, agente de investigação, perito criminal (geral, biologia, engenharia, tecnologia da informação), perito médico legal, perito químico, papiloscopistas e necrotomistas.
Segundo líderes da Comissão de Aprovados, as provas do concurso, com suas várias e rigorosas fases, começaram em fevereiro de 2022.
Inicialmente, o Curso de Formação seria dia 06 de janeiro de 2023, quase um ano depois das primeiras provas. Mas, ainda no ano passado, houve mudanças no cronograma.
E, no último dia 17 de janeiro, foi divulgado edital 35/2023, com o resultado final de uma das etapas, o da Investigação Social. Foi quando ficou definido que a convocação começaria dia 08 de fevereiro deste ano. Não aconteceu.
Agora, eles dizem que vivem a angústia de não saber o que vai acontecer. Principalmente aqueles que, para não correrem o risco de eliminação, já se mudaram para João Pessoa, na confiança de que o edital 35 fosse rigorosamente cumprido.
Pessoas se mudaram dos seus Estados, deixando suas casas, seus empregos, alugaram residências em João Pessoa, ficando agora sem ter de onde retirar a renda para o sustento das suas famílias. São vários os relatos, desde o extremo sul ao extremo norte do país", registra a Comissão de aprovados em publicação.
E continua: "são pessoas, são pais e mães, são famílias, vívidas de esperança, mas que aos poucos veem o chão se abrir de angústia e medo por não possuírem o mínimo de atenção e cuidado".
Em dezenas de mensagens nas redes sociais, eles pedem que o governo do estado divulgue a data da matrícula, do início do Curso de Formação e o cronograma paras as próximas turmas.
Novo cronograma
Ainda não conseguimos falar com o Secretário de Segurança Pública, Jean Nunes, para saber se um novo cronograma já foi feito e se há previsão para convocação da 1º turma. Assim que conseguirmos, vamos publicar os esclarecimentos do governo e dos responsáveis pelo tema.
Necessidade maior
Nas redes sociais, os aprovados também lembram que a nomeação de 1400 novos policiais civis em insuficiente. Segundo eles, há pelo menos 6 mil cargos vagos, referente ao déficit na segurança do estado.
Comentários