icon search
icon search
home icon Home > política > conversa política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CONVERSA POLÍTICA

Xenofobia: João Azevêdo e outros políticos saem em defesa da Paraíba após fala de Antônia Fontenelle

Publicado em 12/07/2021 às 19:43 | Atualizado em 30/08/2021 às 18:07

Por ANGÉLICA NUNES e LAERTE CERQUEIRA


				
					Xenofobia: João Azevêdo e outros políticos saem em defesa da Paraíba após fala de Antônia Fontenelle
Foto: reprodução/Instagram.

As declarações consideradas xenofóbicas da influenciadora digital Antônia Fontenelle foram repudiadas por políticos paraibanos. Ela causou polêmica, nesta segunda-feira (12), ao se posicionar contra o paraibano DJ Ivis, que teve vídeos expostos pela ex-mulher, Pamella Holanda, que mostram repetidas agressões contra ela.

Só para contextualizar, Fontenelle disse que “esses paraíbas fazem um pouquinho de sucesso e acham que pode tudo. Amanhã vou contatar as autoridades do Ceará para entender porque esse cretino não foi preso”, escreveu Fontenelle. Com a repercussão negativa, fez um remendo ainda mais inaceitável. Disse que estava se referindo a quem faz ‘paraibada‘.

O governador João Azevêdo usou sua conta pessoal no Twitter para lamentar a fala preconceituosa de Antônia Fontenelle. "As portas da Paraíba estão sempre abertas para todos e todas que quiserem vir conhecer nosso estado e aprender um pouco sobre nossa cultura e nossas tradições. Vão descobrir que uma coisa que não falta aqui é respeito e educação. Só não aceitamos expressões xenofóbicas porque preconceito e intolerância aqui não têm vez. A gente tem muito orgulho da nossa terra e da nossa gente. Somos todos Paraíba", disse.

https://twitter.com/joaoazevedolins/status/1414706167746646027

Mais cedo, a vice-governadora Lígia Feliciano (PDT) já havia criticado a fala em seus stories. "Não é necessário cometer xenofobia para denunciar uma agressão! Assim como a violência é intolerável, o preconceito também é, seja ele do tipo que for. Frases como essa que você usou afora são de estremo mal gosto, e generalizam um povo que tem justamente sua história marcada pela luta pela igualdade, principalmente das mulheres", diz em um dos trechos.


				
					Xenofobia: João Azevêdo e outros políticos saem em defesa da Paraíba após fala de Antônia Fontenelle

Mais tarde, postou no Instagram: "Não é o preconceito e a ignorância de ninguém que irá manchar a história linda e de luta do povo paraibano".

https://www.instagram.com/p/CRPhH1xNzV2/

Parlamentares federais

Quem também se posicionou contra as declarações de Antônia Fontenele foi o deputado Damião Feliciano (PDT), marido de Lígia Feliciano. "Utilizar o termo “Paraíba...” para se referir de forma ofensiva a uma pessoa reflete o preconceito que ainda está enraizado em algumas regiões do nosso país", diz um dos trechos da postagem.

https://www.instagram.com/p/CRPd8Rxtjpt/

Apesar de afirmar não querer entrar em polêmica, claramente ao tratar do mérito das agressões sofridas por Pamella pelo DJ Ivis, o deputado Julian Lemos (PSL) falou sobre a suposta xenofobia. Classificou os comentários de Fontenele como "muito infeliz".

"Sei muito bem o que é isso de perto, não tenho ela como uma pessoa má, até me parece uma pessoa sincera, mas que deve rever seus conceitos e seu vocabulário, pois nós paraibanos tá terra de Augusto dos Anjos, Bráulio Tavares, Ariano Suassuna, Assis Chateaubriand, Pedro Américo, Epitácio Pessoa, Félix Araújo e por aí vai, sou Paraíba com muito orgulho, e disso não irei aceitar", comentou.

https://www.instagram.com/tv/CRPSwZWlNJG/?utm_source=ig_web_copy_link

O deputado federal licenciado Pedro Cunha Lima (PSDB), que fala sempre em seguir o magistério, mandou o recado marcando a influenciadora: "Vamos ensinar @ladyfontenelle a mudar a "força de expressão" que ela acha de boa usar..."

https://www.instagram.com/p/CRPRu6qLOwr/

O líder da ban ada federal, Efraim Filho (DEM), também se posicionou no fim da noite. "Não troco meu oxente pelo ok de ninguém ", declarou, numa referência ao mestre paraibano Ariano Suassuna.

https://www.instagram.com/p/CRPuC67N1kF/?utm_medium=copy_link

Artistas também criticaram os termos usados por ela. Uma delas foi a paraibana Juliette Freire, que em sua participação no BBB 21 sofreu ataques dos colegas de confinamento muitas vezes considerados xenofóbicos. A postagem dela foi compartilhada e apoiada pelo governo da Paraíba.

https://twitter.com/govparaiba/status/1414682726691590144

Imagem ilustrativa da imagem Xenofobia: João Azevêdo e outros políticos saem em defesa da Paraíba após fala de Antônia Fontenelle

Angélica Nunes Laerte Cerqueira

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp