CONVERSA POLÍTICA
Governo espera mais competitividade com aumento do calado do Porto de Cabedelo
O canal passou de 9,14m a 11m de profundidade, permitindo o recebimento de navios de até 55 mil toneladas.
Publicado em 08/09/2023 às 10:09 | Atualizado em 08/09/2023 às 11:14
O governador João Azevêdo (PSB) entrega segunda-feira (11), às 10h, a dragagem do canal de acesso e bacia de evolução do Porto de Cabedelo.
O canal passou de 9,14m a 11m de profundidade, permitindo o recebimento de navios de até 55 mil toneladas, possibilitando, dessa forma a ampliação das suas operações.
A obra vai permitir a atracação de navios de grande porte e o governo espera mais competitividade, gerando mais emprego e fomentando a economia.
"Nós trabalhamos, hoje, com navios de pequeno e médio porte, navios de capacidade de 35 mil toneladas de carga e em razão de termos apenas 9 metros, 9,14 centímetros de profundidade no canal de acesso e na bacia de evolução. Numa decisão audaciosa, corajosa mesmo, visionária do governador João, de olhar com os olhos para o futuro, para o desenvolvimento do nosso estado, autorizou há 8 meses uma dragagem no valor de 115 milhões, aqui no canal e na área da bacia de evolução do nosso porto", afirmou Ricardo Barbosa, presidente da Campanhia Docas, que adminstra o Porto, à CBN João Pessoa.
Armazéns
Na segunda, também serão entregues os armazéns 1 e 7, que passaram por reforma. De acordo com o governo, outros três armazéns estão com melhorias em andamento e o investimento toral é de cerca de R$ 5 milhões.
Será lançado ainda o programa “Porto Cidade”, uma série de ações que visam a promoção do desenvolvimento social dos trabalhadores e toda a comunidade de Cabedelo nas áreas de educação, cultura, tecnologia, sustentabilidade e saúde, fundamentado nas práticas ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa, na sigla em inglês).
Comentários