CONVERSA POLÍTICA
Presidente do PP orienta secretários a entregar cargos na gestão de Cícero em João Pessoa
Três dias após anúncio de desfiliação do prefeito, Vaulene Rodrigues e Virgínia Veloso já pediram exoneração.
Publicado em 08/09/2025 às 14:34 | Atualizado em 08/09/2025 às 17:17

A presidente do Progressistas em João Pessoa, Vaulene Rodrigues, pediu exoneração do cargo de coordenadora-geral do Programa João Pessoa Sustentável nesta segunda-feira (8) e cobrou que os demais filiados ao Progressistas entreguem os cargos na gestão do prefeito Cícero Lucena (PP).
"Em conformidade com a posição da Direção Estadual do Progressistas, a Direção Municipal da legenda em João Pessoa orienta que todos os filiados que ocupam cargos na Prefeitura Municipal de João Pessoa coloquem à disposição suas respectivas funções.", diz um trecho da nota.
A decisão ocorre três dias após Lucena anunciar sua saída do PP para disputar o governo da Paraíba em 2026 devido a falta de diálogo com a direção do partido.
Além de Vaulene, também entregou o cargo a secretária de Políticas Públicas para Mulheres, Virgínia Veloso Ribeiro (Progressistas), mãe da senadora Daniella Ribeiro e do deputado federal Aguinaldo.
Também deixou a gestão Marcela Ribeiro, filha de Daniella, que ocupava o cargo de assessora jurídica da Secretaria de Gestão Governamental (Seggov), sob comando de Rougger Guerra.
Outros Progressistas na gestão
O PP também ocupa as secretarias de Desenvolvimento Humano e Cidadania, com Diego Tavares; e da Causa Animal, com Guga Pet, que esperam continuar gestão. Os dois têm planos de concorrer nas eleições 2026 junto ao grupo do prefeito.
Apesar da ligação política com o PP, a secretária de Habitação Popular, Socorro Gadelha, disse ao Conversa Política ser um escolha direta do prefeito e que não tem filiação partidária à legenda.
O Coronel Kelson (PP), coordenador de Proteção e Defesa Civil de João Pessoa, disse que ainda não foi comunicado da orientação, mas que deve permanecer no governo municipal. "A Presidente Vaulene não fez qualquer contato conosco. Mas independente de contato ou não, devo lealdade ao Prefeito e pretendo continuar ao seu lado", disse, ao Conversa Política.
Vaulene comenta situação
Na nota, Vaulene Rodrigues afirmou ter sido “surpreendida” pela desfiliação do prefeito e destacou que sua saída marca o encerramento de um ciclo de quase cinco anos de contribuição à gestão municipal. Ela ocupava o posto desde 2021, quando Lucena iniciou seu terceiro mandato à frente da capital.
No texto, a dirigente agradeceu o apoio recebido e ressaltou que o desligamento decorre de “circunstâncias políticas próprias da dinâmica da vida pública”.
Vaulene acrescentou que pretende direcionar seus esforços para novos desafios e oportunidades, sobretudo na área partidária, com foco no fortalecimento do Progressistas na Paraíba.
Nota da presidente municipal do PP de João Pessoa na íntegra:
Senhores,
Após 4 anos e 8 meses de atuação e contribuição à gestão municipal, apresento meu pedido de exoneração da função que exerci até a presente data. O desligamento decorre de circunstâncias políticas próprias da dinâmica da vida pública e marca o encerramento de um ciclo conduzido com respeito, lealdade, seriedade, compromisso, dedicação e responsabilidade.
Na condição de presidente do Progressistas em João Pessoa, fui surpreendida com o pedido de desfiliação partidária do prefeito Cícero Lucena, realizado sem aviso prévio junto às instâncias competentes, fato que reforça a necessidade de reorientar minha atuação política e institucional.
Registro, contudo, meu reconhecimento à contribuição de todos — de forma direta ou indireta — que possibilitaram a consolidação deste projeto ao longo desses anos. A participação de cada pessoa foi essencial para que o trabalho desenvolvido alcançasse consistência e resultados. Para chegar até aqui, foram necessários muitos passos, articulações de bastidores e mãos estendidas que se uniram em prol de um propósito comum.
Em conformidade com a posição da Direção Estadual do Progressistas, a Direção Municipal da legenda em João Pessoa orienta que todos os filiados que ocupam cargos na Prefeitura Municipal de João Pessoa coloquem à disposição suas respectivas funções. O Progressistas reafirma seu compromisso com o desenvolvimento da nossa capital e agradece a dedicação e a contribuição de todos os seus membros ao longo desse período.
Encerrada esta etapa, direciono agora meus esforços para novos desafios e oportunidades, especialmente no campo partidário, fortalecendo e consolidando o nosso partido na Paraíba.
Atenciosamente,
Vaulene de Lima Rodrigues
Presidente do Progressistas de João Pessoa
Comentários