CONVERSA POLÍTICA
Prazo para registro das candidaturas para eleições 2022 termina nesta segunda; veja quem falta
Os registros devem ser entregues até as 8h (via internet) ou até as 19h (presencialmente).
Publicado em 15/08/2022 às 8:46 | Atualizado em 15/08/2022 às 8:59
O prazo para os partidos políticos, federações e coligações partidárias pedirem os registros de candidatas e candidatos nas eleições deste ano termina nesta segunda-feira (15). Os registros devem ser entregues até as 8h (via internet) ou até as 19h (presencialmente).
No pedido de candidatura, deve ser apresentado, entre outros documentos, a declaração atual de bens e comprovante de escolaridade. Com o registro, os candidatos ganham o direito a um CNPJ próprio para a campanha, o que abre caminho para a arrecadação de recursos e o pagamento despesas.
Na Paraíba, seis candidatos a governador já estão com a postulação registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB), com seus respectivos candidatos a vice: Adjany Simplicio (PSOL), com Jardel (UP); Antônio Nascimento (PSTU), com Alice Maciel (PSTU); João Azevêdo (PSB), com Lucas Ribeiro (PP); Major Fábio (PRTB), com Dr Jod Candeia (PRTB), Pedro Cunha Lima (PSDB), com Domiciano Cabral (Cidadania), e Veneziano Vital do Rêgo (MDB), com Maísa Cartaxo (PT).
Outras duas candidaturas ao governo da Paraíba, homologadas em convenção, ainda foram registradas pelo partido. A do comunicador Nilvan Ferreira, com Arthur Bolinha na vice, pelo PRTB; e do comerciário Adriano Trajano, pelo PCO. No evento não foi indicado o vice.
Além deles, das seis chapas majoritárias, quatro candidaturas ao Senado foram registradas até às 8h30 desta segunda: Alexandre Soares (PSOL), Efraim Filho (União Brasil), Ricardo Coutinho (PT) e Sérgio Queiroz (PRTB). Não registraram ainda André Ribeiro (PDT), Bruno Roberto (PL), José Pessoa (PCO) e Pollyanna Dutra (PSB).
Nas chapas proporcionais, 24 partidos registraram, juntos, até o momento, 169 candidatos aos cargo de deputado federal e 293 para a Assembleia Legislativa foram registradas. Oito diretórios não enviaram os candidatos ao sistema do TRE-PB: Agir, Patriotas, PCB, PCO, PDT, PMB, PL e Novo.
De acordo com o calendário eleitoral, o prazo final para que todos os pedidos de registro de candidatura – e eventuais recursos — tenham sido devidamente analisados e julgados pelos tribunais eleitorais é 12 de setembro, 20 dias antes do primeiro turno.
Comentários