CONVERSA POLÍTICA
Prefeita decreta 'lockdown' por superlotação de leitos para covid-19 no Sertão da Paraíba
Publicado em 19/03/2021 às 8:15 | Atualizado em 30/08/2021 às 18:09
Por LAERTE CERQUEIRA e ANGÉLICA NUNES
A situação preocupante da superlotação de leitos nos hospitais da Paraíba, levou a prefeita de Uiraúna, Leninha Romão, tomar uma medida drástica: adotar o lockdown na cidade no próximo fim de semana. Através de um novo decreto, ainda mais restritivo, a gestora determinou toque de recolher a partir das 05h deste sábado (20) até às 05h da segunda-feira (22) de março.
Poderão funcionar serviços estritamente essenciais, como consultórios médicos e odontológicos, postos de gasolina, cemitérios, segurança privada etc. Restaurantes, padarias, lanchonetes, distribuidores de gás, pizzarias e sorveterias, só poderão funcionar no sistema delivery.
"Eu sei das limitações de cada um, mas eu peço a ajuda da população de Uiraúna. Vamos entender esse momento (...) Não vou tirar o direito de nenhum comerciante, mas atendam ao decreto", declarou a prefeita.
Colapso
A intenção de Leninha Romão é que ninguém esteja na rua. A população será obrigada a ficar em casa por 48 horas seguidas para tentar frear o avanço da covid-19.
A preocupação da prefeita surgiu após uma reunião que teve com o secretário de saúde, Geraldo Medeiros, sobre a realidade do sistema de saúde do estado, em vias de colapso.
Uiraúna não tem hospital de referência para tratar pessoas contaminadas pela covid-19. Em caso de pacientes que precisem de internação, eles teriam que ser transferidos para Patos ou Cajazeiras. A distância de Uiraúna entre as duas cidades é de 165km e 47,5km, respectivamente.
A região do Sertão paraibano está com 95% de ocupação dos leitos de UTI e 78% dos leitos de enfermaria adulto, segundo o boletim de ontem da SES.
Situação grave
Outro preocupação é que a cidade está classificada na bandeira laranja, ou seja, em situação crítica, segundo a 22ª avaliação do Plano Novo Normal da Secretaria de Estado da Saúde. De acordo com o último boletim da SES, 383 foram contaminadas e 20 morreram durante a pandemia. Isso em uma cidade com 14,5 mil habitantes.
Confira AQUI o decreto de Uiraúna.
Comentários