CONVERSA POLÍTICA
Prefeitura de João Pessoa e estado começam a refazer trecho final de calçada no Cabo Branco
No total estão sendo investidos mais de R$ 6 milhões e previsão de entrega é 12 meses.
Publicado em 01/12/2021 às 16:06 | Atualizado em 01/12/2021 às 16:45
A primeira licitação era para o meio do ano, as obras começariam logo em seguida. Mas só agora, seis meses depois, uma parceria firmada entre o governo do estado e a prefeitura de João Pessoa permitiu o anuncio de reestruturação da calçadinha, no trecho final da av. Cabo Branco.
A ordem de serviço para início da obra foi assinada nesta quarta-feira (1º) pelos governador João Azevêdo (Cidadania) e prefeito Cícero Lucena (Progressistas). O local onde a intervenção vai acontecer já foi isolado.
As ondas já haviam destruído calçada, ciclovia, parte do trecho já estava interditado e, em mais alguns dias, o mar iria "engolir" a pista.
A circulação de carros já havia sido reduzida, com permissão apenas para acesso aos restaurantes. Mas como não havia fiscalização sempre foi fácil ver carros subindo e descendo sem cerimônia pela avenida. A área de pedestres e ciclistas já estava inviabilizada.
Serão refeitos 520 metros de calçada. O projeto inclui a contenção da erosão por meio de muro de gabião, reconstrução da calçada, da faixa de rolamento em asfalto e do equipamento de drenagem, recuperação da ciclovia e a construção de escadas de acesso à praia.
A prefeitura promete ainda toda a adequação para garantia de acessibilidade. No total, estão sendo investidos mais de R$ 6 milhões.
De acordo com o secretário municipal da Infraestrutura, Rubens Falcão, a obra tem prazo de 12 meses, mas deve ser concluída em tempo inferior.
O planejamento é bem feito, pois se trata de uma obra em que poderemos trabalhar apenas na maré baixa, parte durante o dia, parte de madrugada. Temos certeza que a área será devolvida às pessoas o mais rápido possível”, afirmou.
Barreira
A reestruturação da calçadinha está relacionada também a toda a ação em torno da barreira do Cabo Branco, de acordo com o prefeito. Cícero Lucena afirmou que as frentes de trabalho para as próximas ações vão focar na proteção (já que o enrocamento realizado não tomou toda a área necessária); estabilização e engorda da faixa de areia.
O governador João Azevêdo destacou que também serão realizadas intervenções na Estação Ciência, outra promessa feita pelos dois gestores no início do mandato do prefeito atual, há quase um ano. Pessoenses e turistas esperam o pleno funcionamento do espaço.
Comentários