icon search
icon search
home icon Home > política > conversa política
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

CONVERSA POLÍTICA

Presidente eleito da Federação das Indústrias de São Paulo comanda a principal empresa têxtil da Paraíba 

Publicado em 06/07/2021 às 15:35 | Atualizado em 30/08/2021 às 18:55

Por LAERTE CERQUEIRA e ANGÉLICA NUNES 


				
					Presidente eleito da Federação das Indústrias de São Paulo comanda a principal empresa têxtil da Paraíba 
Foto: Guilherme Dardanhan / Divulgação ALMG.

O presidente eleito da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), o empresário Josué Gomes da Silva, comanda a principal empresa do setor têxtil da Paraíba, a Coteminas. Josué recebeu 97% dos votos, ontem (05), em chapa única. 

A Coteminas tem duas unidades no estado, uma em Campina Grande e outra em João Pessoa. A empresa é líder no setor na região, com a produção voltada para confecção de acessórios para cama, mesa e banho.

De acordo com o diretor da Coteminas na Paraíba, Magno Rossi, as duas unidades geram cerca de 2.600 empregos diretos.

Magno também é vice-presidente da Federação das Indústrias da Paraíba (Fiep) e presidente do Sindicato da Indústria de Fiação e Tecelagem em Geral do Estado da Paraíba - Sinditêxtil.

Até 2025

Josué Gomes  comandará a Fiesp de 1º de janeiro de 2022 até 31 de dezembro de 2025. Ele vai substituir Paulo Skaf, que está no cargo há 17 anos.

Além de Josué, a nova diretoria da Fiesp será composta pelos empresários Rafael Cervone (1º vice-presidente), Dan Ioschpe (2º vice-presidente) e Marcelo Campos Ometto (3º vice-presidente).

Relação com a política

Empresário da Coteminas, Josué é filho do ex-vice-presidente José Alencar. Em 2014,  foi derrotado por Antonio Anastasia, na disputa por uma vaga no Senado por Minas Gerais, pelo MDB. Josué era o "preferido" para ser o candidato a vice-presidente, em 2022, numa eventual candidatura encabeçada pelo ex-presidente Lula (PT). Ele descartou a possibilidade, recentemente.

Coteminas

A Coteminas (Companhia Tecidos Norte de Minas) é uma empresa do ramo têxtil, fundada por José Alencar e Luiz de Paula, em 1967, na cidade de Montes Claros, Minas Gerais.

Setor Têxtil e de Confecção da PB

De acordo com a Federação das Indústrias da Paraíba - Fiep, o setor têxtil e de confecção é um dos mais tradicionais da Paraíba, tendo grande impacto na economia da Paraíba. A Coteminas garante uma fatia importante do mercado.

Segundo a RAIS (Relação Anual de Informações Sociais), a Paraíba possui 425 indústrias no segmento têxtil e de confecção, que empregam 10.859 trabalhadores formais até abril de 2021.

O setor gera 17,18% dos empregos formais da indústria de transformação do Estado.

Separadamente, a Paraíba emprega 7.471 trabalhadores formais na fabricação de produtos têxteis e emprega 3.388 trabalhadores formais na confecção de artigos de vestuário e acessórios.

A Paraíba pode ser distribuída em 3 grandes polos , que concentram cerca de 84% do total de indústrias do Estado.

Polos

O Polo João Pessoa concentra 39% das indústrias têxtil e de confecção destacando a capital. O Polo Campina Grande 23% alavancado por Campina Grande, e no Polo Sertão, 27%, liderados pelos municípios de Sousa e Patos.

Segundo a IEMI Inteligência de Mercado, em 2019, o faturamento no segmento têxtil e de vestuário foi de R$ 1,48 bilhão.

Produção na Paraíba

De acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a Produção Física no período de Janeiro a Abril de 2021 do setor têxtil foi de 36 % e 32% de confecção da Paraíba, no total da produção

da região Nordeste.

Imagem ilustrativa da imagem Presidente eleito da Federação das Indústrias de São Paulo comanda a principal empresa têxtil da Paraíba 

Angélica Nunes Laerte Cerqueira

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp