CONVERSA POLÍTICA
Profissionais da beleza são treinadas para ajudar clientes vítimas de violência doméstica na PB
O evento aconteceu na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, em João Pessoa, dentro da programação do “Agosto Lilás”.
Publicado em 25/08/2025 às 16:35

Profissionais da área da beleza participaram, nesta segunda-feira (25), de uma capacitação promovida pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB), com o objetivo de auxiliar no enfrentamento à violência doméstica e familiar. O evento aconteceu na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, em João Pessoa, dentro da programação do “Agosto Lilás”.
A iniciativa foi organizada pelo Centro de Apoio Operacional Criminal (Caocrim), pelo Núcleo de Apoio às Vítimas de Crimes (Navic) e pelo Núcleo de Gênero, Diversidade e Igualdade Racial (Gedir). A proposta é transformar os profissionais da beleza em agentes multiplicadores, capazes de identificar sinais de violência em seus clientes, orientar as vítimas sobre como romper o ciclo de agressões e indicar os caminhos para buscar ajuda especializada.
Painéis com especialistas
O encontro contou com um painel formado por 13 especialistas, reconhecidos pela atuação em defesa dos direitos das mulheres e representando diferentes instituições.
Participaram:
- Liana Espínola Pereira de Carvalho, coordenadora do Núcleo de Gênero do MPPB;
- Lídia Moura, secretária de Estado da Mulher e da Diversidade Humana;
- Dulcerita Soares Alves, ouvidora da Mulher do MPPB;
- Camila Toscano, deputada estadual e presidenta da Comissão de Defesa da Mulher na ALPB;
- Andressa Alves Lucena Ribeiro Coutinho, procuradora do Trabalho na Paraíba;
- Renatta Lins Falcão de Carvalho Quintans, ouvidora da Mulher da OAB/PB;
- Lígia Verônica Marrocos Almeida, representante da Associação dos Advogados Trabalhistas da Paraíba;
- Andreina Giulliany Gama Gomes, presidenta da ASPTTRANS/Astrapa;
- Janaína Andrade, procuradora regional dos Direitos do Cidadão na Paraíba;
- Kátia Freire, maquiadora profissional;
- Maria Sileide de Azevedo, coordenadora das Delegacias da Mulher da Paraíba;
- Késsia Liliana Dantas Bezerra Cavalcanti, superintendente do Procon estadual;
- Rosane Maria Araújo e Oliveira, promotora de Justiça.
A mediação ficou sob responsabilidade da promotora de Justiça de Defesa da Mulher, Juliana Lima Salmito.
Comentários